x

Consumidor recebe ajuda do Procon na hora de abrir uma conta

Uma boa parte dos brasileiros ainda não tem conta em banco, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ. Pensando nisso, o Procon-SP resolveu orientar aqueles que abrirão uma conta.

16/08/2013 11:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Consumidor recebe ajuda do Procon na hora de abrir uma conta

Uma boa parte dos brasileiros, cerca de 47%, ainda não tem conta em banco, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ. Pensando nisso, o Procon-SP resolveu orientar aqueles que abrirão uma conta, fornecendo algumas orientações especiais.

Para o Procon, é importante que o consumidor esteja ciente de seus direitos, sem deixar nada passar em branco.

Caso o consumidor deseje abrir uma conta para receber o salário, a conta-salário é a mais indicada, pois nesse tipo de conta, o banco não cobra tarifas para a utilização, porém o consumidor pode ter que pagar taxas caso use algum serviço além dos inclusos. Além disso, o cliente também não dispõe do uso de cheque ou depósitos de outras fontes senão a do próprio salário.

Para esse tipo de conta, os serviços inclusos são: utilização do cartão; cinco saques; duas consultas de saldo; dois extratos mensais e transferência parcial do crédito, se for efetuada para outra instituição financeira.

Antes de abrir a conta, o consumidor deve optar pelo pacote de serviços que mais se adequa a suas necessidades. Abaixo, segue as opções que o banco deve oferecer sem custo adicional:

1. cartão com função débito;

2. segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto ou cartão danificado;

3. realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

4. realização de até duas transferências, por mês, de recursos entre contas na própria instituição;

5. fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

6. realização de consultas mediante utilização da internet.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.