x

Economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre

No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira apresentou um crescimento de 1,5%, comparado aos três primeiros meses de 2013, com ajuste sazonal. o crescimento foi maior do que o esperado, que era uma expensão de 1% no período.

30/08/2013 11:16

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre

No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira apresentou um crescimento de 1,5%, comparado aos três primeiros meses de 2013, com ajuste sazonal. O crescimento foi maior do que o esperado, que era uma expansão de 1% no período.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o destaque foi para Agropecuária, com avanço de 3,9% entre abril e junho, seguida por indústria, com 2%, e serviços, com 0,8%.

Comparando com o mesmo período em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 3,3% com a Agropecuária também se sobressaindo, com 7,4% de avanço.

Enquanto no primeiro semestre, a economia brasileira cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro dado apontado pelo IBGE, mostra que os valores correntes alcançou R$ 1,2 trilhão no segundo trimestre. A taxa de investimento atingiu 18,6% do PIB no período.

Entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, do lado da oferta, o avanço de 2% na indústria veio em linha com a média apurada. A expansão do setor de serviços, de 0,8%, superou a média projetada, de 0,5%, e o resultado da agropecuária, de 3,9% de crescimento, ficou bem acima do previsto (0,6%).

Já pelo lado da demanda, houve um crescimento de 3% no consumo das famílias no segundo trimestre, antes os três meses anteriores, feitos os ajustes sazonais.

Já a demanda do governo aumentou 0,5% e a formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimento, apresentou elevação de 3,6% entre abril e junho.

A previsão dos analistas era que houvesse alta de 0,6% para o consumo das famílias, avanço de 0,8% no consumo do governo, e aumento de 3,1% na formação bruta de capital fixo.

No setor externo, comparando com o trimestre inicial do ano, as exportações subiram 6,9% enquanto as importações aumentaram 0,6% nos três meses até junho. Porém, a média apurada era de alta de 4,9% e de 1,6%, respectivamente.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.