x

Veja dicas e simulados para o concurso do INSS para 300 vagas

As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de outubro. Simulados trazem questões de provas anteriores e respostas comentadas.

03/09/2013 07:16

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Veja dicas e simulados para o concurso do INSS para 300 vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com inscrições abertas para 300 vagas de analista do seguro social, que exige nível superior em várias áreas, e tem salário de R$ 7.147,12. As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de outubro.

A pedido do G1, o site de questões de concursos QConcursos.com e o curso preparatório Gran Cursos elaboraram simulados com as disciplinas que estarão nas provas de todos os cargos: língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário. Todas as questões são de provas anteriores.

Clique no link para ver os simuladosl

O concurso para analista era bastante esperado. O último para o cargo foi em 2009, mas somente para formação em serviço social, e foi organizado pela mesma organizadora do concurso atual: a Funrio. Já o concurso de 2008 para diversas especialidades foi organizado pelo Cespe/UnB. Entre as atividades do analista estão instruir e analisar processos e cálculos previdenciários e manutenção e revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários.

Dicas gerais
Wilson Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos, diz que o ideal é estudar pelas provas anteriores de concursos organizados pela Esaf e da própria Funrio, e também pela Fundação Carlos Chagas (FCC), Universa, Cesgranrio e Iades. “A banca Funrio que tem o mesmo estilo da FCC e Cesgranrio”, afirma.

“As disciplinas de maior peso são as de conhecimentos específicos, logo, o candidato deve estudá-las muito bem, porque serão o diferencial na classificação. O concurso público será composto de prova objetiva, e não haverá prova discursiva nem redação”, diz Fernando Bentes, professor da UFRRJ e coordenador-acadêmico do site QConcursos.com.

Eduardo Tanaka, autor do livro "Resumo de direito previdenciário" (Ed. Elsevier), também considera importante estudar disciplinas com maior pontuação, que são direito previdenciário e, principalmente, os conhecimentos específicos, que contêm a maior quantidade de questões e de peso.

“Quem já vinha estudando deve se preocupar em aprofundar os estudos em conhecimentos específicos. Aquele que pegou o livro após a publicação do edital deverá pensar em regularidade, estudando o básico de todas as matérias, com ênfase, também, em conhecimentos específicos e direito previdenciário”, diz.

Fernando Bentes ressalta que o candidato deve fazer muitas questões. “Quanto mais questões fizer, mais confortável ficará com as provas. Sairá do estudo excessivamente teórico e entrará na mente dos professores que elaboram as perguntas, ou seja, o que eles pensam, como elaboram as questões, o que eles cobram e como querem as respostas. Fará as provas sem susto e sem medo, porque já terá resolvido diversas questões semelhantes no processo de estudo”, afirma.

Fonte: G1.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.