x

De acordo com o FMI, o Brasil está vulnerável

O FMI advertiu que a suspensão do programa de estímulos monetários pelos Estados Unidos, anunciada em maio, causa riscos aos países emergentes, citando o Brasil como os maiores responsáveis eventuais para um crescimento lento da economia mundial.

04/09/2013 19:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
De acordo com o FMI, o Brasil está vulnerável

O Fundo Monetário Internacional advertiu que a suspensão do programa de estímulos monetários pelos Estados Unidos, anunciada em maio mas ainda não implementada, causa riscos aos países emergentes, citando o Brasil como os maiores responsáveis eventuais para um crescimento lento da economia mundial.

O governo brasileiro e também o FMI fazem o mesmo apelo, que foi divulgados pela Folha de São Paulo anteontem: cuidado com o desmantelamento do chamado "afrouxamento monetário", que representou uma injeção formidável de dinheiro diretamente nas veias da economia norte-americana.

"Os responsáveis políticos deveriam permitir que a taxa de juros responda aos fundamentos em mutação, mas precisam se prevenir contra riscos de um ajustamento desordenado".

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan, também pediu uma saída ordenada da política monetária não-convencional, de forma a evitar prejudicar as perspectivas de crescimento do mundo em desenvolvimento".

Os Estados Unidos, como já era de se esperar, não se opuseram porque não teria a menor lógica defender uma retirada desorganizada dos estímulos.

Os negociadores norte-americanos reconhecem que haverá impacto sobre os emergentes, mas o texto final da cúpula conterá uma mensagem de confiança de que os emergentes estão em condições de lidar bem com essa questão.

Mesmo assim, a decisão já adotada pelos ministros da Economia e que os chefes do governo ratificarão de tornar obrigatório para os bancos facilitar o acesso dos físicos nacionais aos dados de clientes de bancos, está causando certa sensação nos corredores de São Petersburgo.

A medida, que só entra em vigor em janeiro de 2014, visa evitar fraudes e combater a evasão.

Fonte: Folha de São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.