x

G-20 vai apoiar medidas para expor multinacionais na evasão fiscal

Governo holandês vai renegociar tratados fiscais com mais de 20 países, para eliminar as brechas nos tratados fiscais que as multinacionais aproveitam para pagar menos impostos.

06/09/2013 12:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
G-20 vai apoiar medidas para expor multinacionais na evasão fiscal

Os líderes do G-20, que se reúnem esta semana na Rússia, deverão avançar com medidas para eliminar brechas na fiscalidade aplicada às empresas e expor as multinacionais que mais frequentemente fogem ao fisco, visando também um aumento da transparência.     

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo “Financial Times”, que dá conta que os países mais poderosos do mundo pretendem avançar com a troca automática de informação fiscal, o que segundo o responsável máximo da OCDE para esta área, Pascal Saint-Amans, representa um “grande e significativo” desenvolvimento.

A OCDE, a pedido do G-20, tinha já elaborado um plano de acção para que impedir que as empresas paguem menos impostos do que o suposto, ou nenhuns. “A era dourada do não pagamos impostos acabou”, afirmou Pascal Saint-Amans. A OCDE constatou a perda generalizada do peso do imposto sobre os rendimentos das sociedades nas receitas fiscais da maioria dos Estados - designada por Base Erosion and Profit Shifting (BEPS).

A evasão fiscal das multinacionais tem tido maior destaque depois de ter sido divulgado que algumas das mais importantes tecnológicas, como a Google, Apple e Yahoo tinham montado verdadeiras máquinas de sonegação fiscal. Um dos métodos utilizados até aqui, é atribuir os lucros a subsidiárias localizadas em territórios estrangeiros, como as Bermudas ou as Ilhas Caimão.

De acordo com o Financial Times, o Governo holandês ofereceu-se para liderar um processo de renegociação com mais de 20 países em desenvolvimento, para eliminar as brechas nos tratados fiscais que as multinacionais aproveitam para pagar menos impostos.

“Aproveitando-se destas brechas nos tratados fiscais, em conjunto com as diferentes regras fiscais em diversos países, as multinacionais conseguem evitar o pagamento de impostos. Quer isto dizer que os países mais pobres perdem receita fiscal, fundos que necessitam para desenvolverem as suas infra-estruturas e educação”, assinala a ministra holandesa Lilianna Ploemen.

A Holanda, país onde muitas multinacionais optam por localizar as suas sedes por motivos fiscais, também se mostra disponível para melhorar a transparência do seu sistema fiscal.

Fonte: Jornal de Negócios 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.