Os turistas terão descontos em IVA (imposto sobre serviços) de aproximadamente 10% e 22% no uso de cartão de crédito. Compras de alguns produtos – gastronomia, vestimentas e artesanatos – feitas por estrangeiros são isentas de juros em alguns pontos. “No caso de brasileiros, os aeroportos de Punta del Este e Montevidéu são locais com descontos”, informou.
Até julho deste ano, 170 mil brasileiros viajaram para o Uruguai e a quantidade total no ano deve manter a marca de 400 mil alcançada em 2012. O país representa o terceiro mercado alvo de turistas brasileiros, atrás apenas da líder Argentina e Uruguai.
Corporativo – Assim como benefícios para os visitantes comuns, o público corporativo é alvo de ações do ministério uruguaio. Eventos realizados em locais registrados pelo ministério ou em espaços de hotéis não pagam impostos, como o IVA e outros serviços. “Este é um incentivo para atrair o segmento”, disse Carámbula.
Parceria – Comprovando o mercado brasileiro como foco de ações, um Grupo de Alto Nível (GAN) foi firmando entre o presidente Mujica e Dilma Rousseff durante 2012 e inclui o Turismo. A livre circulação de pessoas e produtos foram citados na pauta, liberando esta circulação. “Entre os objetivos está aprofundar a promoção conjunta”, ressaltou Antonio, citando ações realizadas na China e Japão como parte desta promoção.
Fonte: Mercado de Eventos