Diferente do que muitos pensam administrar não é um dom que nasce com a pessoa. Não existe quem possa ter sucesso fazendo a gestão, seja de sua vida ou de uma empresa, com base no empirismo e em suas experiências de vida.
Administrar vai muito mais além do que tomar as decisões no momento difícil, passa por tomar as decisões corretas nos momentos difíceis e no momento correto. Existe um dito popular que diz “A pessoa estava à frente de um abismo e deu um passo à frente”. Neste caso, a decisão correta seria dar um passo para traz, a fim de ficar mais distante do abismo e não caminhar na direção dele.
As estatísticas apontadas pelo IBGE e pelo SEBRAE demonstram que muitas empresas deixam de existir em seus três primeiros anos de vida porque, apesar de todo o esforço e dedicação de seus fundadores, a gestão é feita de forma empírica e com base somente nas experiências de vida acumuladas. Por isto é que os empreendedores muitas vezes são chamados de “Fênix”, pois estão sempre ressurgindo das cinzas a cada fracasso sem nunca desistir, com isto fica comprovado que existe muita vontade de administrar, porém sem sucesso por não utilizarem as técnicas corretas.
Estes exemplos de micro e pequenos empresários, apesar de todo esforço, nunca conseguem desenvolver suas empresas mesmo com muito trabalho, e nunca conseguem acumular bens, pelo contrário acumulam dívidas.
Para um profissional ter reconhecimento no mercado é necessário que ele aprenda a fazer a gestão da empresa, a começar com os modelos organizacionais que deverão ser aplicados. Não é possível aceitar uma empresa de construção civil, por exemplo, tentar utilizar um modelo de gestão aberto, sem controle de entrada e saída de funcionários, onde o pagamento é feito por produção, visto que seus funcionários não possuem, ainda, maturidade para fazer a gestão de sua produtividade. Em outros ramos como, por exemplo, o de desenvolvimento de sistemas ou consultoria este modelo de gestão é o mais recomendado.
É necessário ao administrador conhecer os principais pontos do processo de contratação e gestão de funcionários, desde a identificação da necessidade ao montar um plano de cargos e salários até a entrevista de desligamento.
É preciso ainda conhecer os princípios básicos da contabilidade, da análise de resultados, da diferenciação de custos e despesas para poder, com base em conhecimentos sólidos, tomar a decisão correta. Um dos exemplos mais comuns neste caso é a famosa frase que ouvimos em todas as empresas em tempos de crise “Temos que cortar custos”. Se as pessoas soubessem que custo é tudo aquilo que é utilizado na produção, pedir para cortar custos é pedir para diminuir a produção, isto trará impacto direto nas vendas. Como por exemplo, seria uma empresa de transporte diminuir a compra de combustível. Como poderá transportar sem o óleo diesel dos carros? Assim estará dando um passo à frente em direção ao precipício.
Ainda é de extrema importância ao gestor conhecer tributação, uma vez que é um fator de grande impacto nos resultados, e que se gerido de forma equivocada poderá levar a empresa à falência, seja por autuação fiscal ou mesmo pelo não recolhimento dos impostos devidos.
O Administrador ainda deve conhecer sobre as regras de mercado, como explorar melhor seus produtos e serviços agregando valor à sua marca junto ao seu cliente e saber o momento certo de entrar e sair de um mercado. Como, por exemplo, as pequenas locadoras de filmes, que na década passada eram comuns em todas as ruas, hoje com a facilidade da internet e TV fechada estas empresas estão desaparecendo, por isto conhecer de marketing poderá ser o ponto de sucesso de uma gestão.
Precisamos ainda entender de negociação, uma vez que boa parte do dia estará negociando seja com funcionário, banco, cliente ou fornecedor. Saber reconhecer e conquistar a confiança nas negociações também é aprendido no curso de administração.
É necessário conhecer de investimentos e custos financeiros, para poder gerir e ampliar os negócios, saber o valor do dinheiro e qual a melhor relação entre risco e retorno. Deve ainda conhecer gestão de suprimentos, qual o melhor ponto de recompra, de compra, de manutenção de seus estoques, das paradas programadas da manutenção de seus equipamentos e instalações.
Ainda deverá ter o conhecimento da gestão do tempo, afinal o administrador deve fazer com que todas estas atividades citadas sejam feitas de forma sincronizadas e no tempo exato que seu cliente, fornecedor, colaborador, investidor deseja receber.
Após os conhecimentos descritos acima, ainda é trabalhado no curso de Administração a habilidade para a execução de todas as rotinas descritas e, principalmente, a de como criar em sua empresa um ambiente propício ao crescimento e desenvolvimento.
Após saber de algumas funções que é administrar não se pode pensar que seja possível ser administrador apenas com o dom. A você gestor um excelente Dia do Administrador!
Clausemir Batista de Paula
Fonte: Investimentos e Notícias