x

Junta Comercial passa por modernização para agilizar abertura de empresas

José Eduardo informa que está sendo feito um trabalho para que a Junta Comercial possa dar uma resposta mais rápida aos novos empreendedores. “Estamos modernizando e digitalizando todo o acervo, reorganizando o arquivo, qualificando servidores e também in

17/09/2013 09:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Junta Comercial passa por modernização para agilizar abertura de empresas

Mais de 10 mil novas empresas foram registradas na Junta Comercial do Piauí no período de janeiro até a primeira semana de setembro deste ano, e segundo José Eduardo Pereira, presidente da Jucepi, pela demanda solicitada, a previsão é de fechar o ano de 2013 com mais de 15 mil novas empresas.

José Eduardo informa que está sendo feito um trabalho para que a Junta Comercial possa dar uma resposta mais rápida aos novos empreendedores. “Estamos modernizando e digitalizando todo o acervo, reorganizando o arquivo, qualificando servidores e também investindo na melhoria das condições de tecnologia da informação”, explica, enfatizando que com todo esse aparato será possível emitir um registro e o CNPJ de uma empresa em 48 horas. “Essa é uma determinação do governador Wilson Martins, que autorizou suporte financeiro para dar início ao processo de modernização”, comenta.

A Junta Comercial do Piauí tem 13 postos e desse total, cinco estão em processo de transformação de posto regional, que estarão localizados Parnaíba, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Corrente. Eles terão capacidade de análise de processo do tipo jurídico empresário, ou seja, antiga firma empresarial. “Estamos consolidando o trabalho de autonomia desses cinco postos”, afirma José Eduardo.

Dentro do processo de modernização e capacitação, Eduardo explica que está em Teresina um técnico do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), realizando curso de qualificação e atualização de normas de registro de empresas. "Também estarei participando de uma reunião em Belo Horizonte com o diretor do DREI, Vinicius Mazza, quando haverá adesão do Piauí ao Plano Integrar, que dará suporte para integração de todas as Juntas Comerciais do Brasil”, informa.

Com a integração, será implantado um cadastro único com todas as instituições relacionadas com aberturas e registros de empresas, como a própria Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeituras, Anvisa, Corpo de Bombeiros, dentre outras. “Esse cadastro será um facilitador, pois na hora em que emitirmos o registro, os dados serão enviados a todas as instituições, o que garantirá maior agilidade na abertura e funcionamento das empresas e facilitará a vida do empreendedor”, afirma.

Isabel Cardoso

Fonte: Governo do Piau

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.