Desde a criação de uma empresa, é preciso valorizar os funcionários. Isso seria o equivalente a preparar um terreno para que as sementes possam germinar. A elaboração de um estatuto que deixe claro para todos a política da corporação é o primeiro passo.
É importante que os funcionários sintam que as vendas privilegiem não só a empresa, mas a eles individualmente. Uma saída é a premiação de vendas para 100% dos colaboradores, da copeira ao diretor, em forma de remuneração variável. Podem haver também bonificações mais objetivas - por exemplo, premiar um vendedor com desempenho excepcional com até dez salários a mais por ano.
A criação de um número mais abrangente de cargos também estimula o funcionário a ascender mais rápido, se sentir motivado a competir e aprender em cada etapa percorrida. Celebrações esporádicas gravam na mente dos funcionários a importância que eles têm na empresa.
Treinamentos são outra maneira de manter o nível de qualificação contínua do time. Hoje, por exemplo, uma das habilidades mais importantes, por incrível que pareça, ainda é o uso correto da língua portuguesa. A contratação de um professor pode reduzir os erros presentes nas equipes de venda e do call center.
Outra experiência para a carreira pode ser o job rotation, que pode ajudar as pessoas a entenderem o funcionamento da organização como um todo, bem como vivenciarem dificuldades da rotina dos colegas. Ao longo dos anos, o funcionário deve desempenhar funções diferentes e ser envolvido em diversos projetos. Exemplo: uma farmacêutica com aptidão em vendas pode ser estimulada a entrar para o departamento comercial. Essa pode ser uma maneira de fazer com que a pessoa descubra novas habilidades.
E, finalmente, lembre sempre o seu funcionário que todos temos sonhos e metas a serem atingidas. Pode ser a compra de uma casa, de um carro, matricular o filho em uma faculdade, etc. E que a empresa onde ele trabalha pode ser um meio para que consiga ter aquilo que deseja.
Fonte: DCI