Uma marca visa identificar uma empresa, distingue um produto ou serviço de outros iguais ou semelhantes. Também agrega valor aos produtos ou serviços. Assim sendo, estabelecer a identidade de uma marca perante terceiros tem sido, desde tempos remotos, uma meta incansável. “A marca, que pode ser um nome, termo, símbolo, desenho, ou até mesmo a união de todos esses elementos, é uma prática anterior à Revolução Industrial. Nas oficinas medievais elas já eram utilizadas e o artífice incluía o seu sinal, obrigatoriamente, em produtos como ouro e tecidos. Hoje não é diferente e, cada vez mais, vivemos sob o domínio desses símbolos. A marca de uma empresa representa a síntese de todos os seus valores”, explica a advogada da Cone Sul Assessoria Empresarial, Maria Isabel Montañes (foto), membro da Associação Paulista dos Agentes da Propriedade Industrial (Aspi) e da Associação Brasileira em Propriedade Intelectual (Abapi).
Maria Isabel ressalta que a marca exerce inegável importância no universo atual do setor, que reúne, aproximadamente, 500 mil contadores, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão que intitulou 2013 como o Ano da Contabilidade no Brasil. “Nesse universo tão acirrado, competitivo e com ofertas abundantes, a construção de uma marca é importante para o sucesso e estabilidade dos negócios de uma empresa, sendo um dos quesitos fundamentais para diferenciá-la. Como diz Al Ries, co – autor do livro Marketing da Guerra, considerado o best-seller que mudou o marketing para sempre –, o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções”, acrescenta a advogada.
Ativo importante
Para um escritório de contabilidade, o conceito não é diferente. “Inclusive, nesse caso, a marca pode-se tornar o ativo mais importante, muitas vezes superando até o patrimônio material da empresa contábil”, enfatiza a especialista em marcas e patentes há mais de 25 anos. “Para termos uma ideia de como a marca é valorizada, basta analisarmos quantos escritórios já sobreviveram à morte de um fundador”, pondera.
Neste sentido, Maria Isabel enfatiza que a construção de uma marca forte e consolidada deve ser uma das primeiras preocupações de um escritório contábil. As principais vantagens de se ter uma marca devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e consolidada no mercado são: captação de clientes com maior facilidade, negociação de melhores honorários e a diferenciação do escritório dos demais concorrentes. Além disso, o titular de uma marca tem mecanismos para impedir que terceiros utilizem a mesma marca ou marca semelhante sem autorização. No caso disso acontecer, o titular pode solicitar reparação por eventuais danos causados pelo uso indevido da marca registrada.
Contudo, inúmeras marcas podem estar com os dias contados se o empresário não se preocupou em registrá-la oficialmente, a fim de deter exclusividade. Nesse aspecto, as ações fundamentais para se construir a marca de um escritório de contabilidade são: criação de logomarca, compatível com a posição que a empresa quer se estabelecer no mercado, padronização das cores e design do escritório em todo o material gráfico, como blocos, impressos, folders, página da internet, assinatura de e-mail e cartão de visita, entre outros materiais.
Na opinião da especialista, a assessoria para a criação de uma marca é essencial. A busca exata e a preocupação com a marca deve ser fator de diferenciação e o contador tem o dever de minimizar prejuízos aos seus clientes. Para os detentores desse poderoso instrumento de comunicação é importante se posicionar, encontrar um caminho ainda não explorado e atuar de forma criativa e eficaz sobre o mercado. “É imprescindível sempre lembrar que as pessoas, ao consumirem uma determinada marca, saibam que estão levando um conjunto de valores por trás dela. Uma marca tem o poder de transmitir confiança, criatividade, responsabilidade e ética. É muito mais que um logotipo. Qualquer pessoa que deseja ter um negócio bem-sucedido, precisa, antes de tudo, se preocupar com a marca”, argumenta.
Plano de marketing
Maria Isabel comenta que todo plano de marketing necessita de um conjunto de ações que construam não só a marca do escritório contábil, mas que consolide a reputação dessa marca perante a sociedade, de forma geral. Para ela é muito importante também realizar e participar de eventos, como palestras, seminários, cursos e conferências. Esse tipo de ação torna tanto a empresa contábil quanto o profissional do setor reconhecido como especialista e autoridade na área em que trabalha.
“Devemos lembrar que uma marca nasce, cresce e se desenvolve. É o bem mais precioso da empresa. Como nós, seres humanos, caso não haja cuidado, pode morrer”, diz a especialista membro da Associação Paulista dos Agentes da Propriedade Industrial e da Associação Brasileira em Propriedade Intelectual, salientando que quanto mais reconhecimento uma determinada marca tem, maiores as chances de atingir o sucesso.
Zulmira Felicio
Fonte: DCI-SP