Um estudo realizado pela administradora Boa Vista Serviços, mostra que mais de 56% dos consumidores que saíram do banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) voltaram a se tornar inadimplentes após um ano.
A pesquisa, que analisou as exclusões e inclusões no SCPC de setembro de 2011 até maio de 2013, aponta que três em cada 10 consumidores voltam á condição de inadimplência três meses depois de "limparem o seu nome", que ocorre pela falta de planejamento financeiro.
A administradora sugere que, independente se o consumidor fez uma renegociação que fugiu do seu orçamento, decorreu de compras por impulso ou ainda por algum imprevisto no trabalho, saiba lidar com o crédito e consumo de uma forma mais planejada, sendo essa a melhor forma de prevenir a inadimplência.
Uma dica para não voltar à inadimplência é somar os ganhos e subtrair as despesas. Ver os saldos e buscar todos os meses gerar um resultado positivo para equilibrar os ganhos e gastos também é necessário.
Fonte: Infomoney