Por unanimidade, bancários decidem manter a greve em assembleia realizada na quadra dos bancários, nesta segunda-feira (7), em São Paulo. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, cerca de mil pessoas votaram pela rejeição da proposta feita pela Fenaban (sindicato patronal) de reajuste salarial de 7,1%, ou seja, aproximadamente 1% de aumento real.
A greve completou hoje 19 dias e, de acordo com balanço do sindicato, nesta segunda houve a paralisação de 608 locais de trabalho e a participação de cerca de 32 mil trabalhadores. O sindicato tem 2.835 agências bancárias em sua base.
Durante todo o período de greve, o autoatendimento nos caixas eletrônicos continua funcionando normalmente.
NACIONAL
Nesta segunda, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, foram fechadas 11.717 agências e centros administrativos de bancos privados e públicos em todos os 26 Estados e no Distrito Federal --o que representa um crescimento do movimento de 90,6% em relação ao primeiro dia, quando 6.145 estabelecimentos financeiros foram parados.
Segundo o Banco Central, o Brasil conta hoje com 22.630 agências em funcionamento atualmente.
REIVINDICAÇÕES
Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e fim das exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.
Eles pedem também um piso salarial de R$ 2.860,21.
VEJA OS CANAIS ALTERNATIVOS
CANAL DE ATENDIMENTO | ||||||
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OPERAÇÃO BANCÁRIA | Caixa Eletrônico** | Caixa Eletrônico 24 HORAS | INTERNET | APP CELULAR | TELEFONE | CORRESPONDENTE |
Pagamentos* | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Saques Conta Corrente / Poupança | Sim | Sim | Não | Não | Não | Não |
Consulta a Saldo / Extrato | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Depósitos | Sim | Não | Não | Não | Não | Sim |
Transferências | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Contratações** | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Recebimento de Benefícios | Sim | Não | Não | Não | Não | Sim |
Talões de Cheque | Sim | Não | Sim | Não | Sim | Não |
Bloqueio / Desbloqueio de Cartões | Sim | Não | Sim | Não | Sim | Sim |
Investimentos | Sim | Não | Sim | Sim | Sim | Não |
Recarga de Celular | Sim | Sim | Sim | Sim | Não | Sim |
* Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.
** Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.
Fonte: Febraban
DICAS PARA O CONSUMIDOR
De acordo com o Procon-SP, diante de um cenário de greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.
COMPROVANTES
O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quando os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e telefone.
"No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo", diz o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor).
ÁGUA, LUZ E TELEFONE
As contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.
CONTAS EM ATRASO
Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco (internet, telefone, corresponde bancário).
As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
No caso dos títulos de cobrança --condomínio, escola, academia, financiamentos-- a orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.
Caso o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.
Basta acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.
Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.
Fonte: Folha de São Paulo