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Cabeças pensantes: funcionários ou parceiros?

Empresas são feitas de pessoas, desde sua parte operacional até suas funções mais estratégicas. Sem seu intelecto, iniciativa, ideias, atitudes e atividades estariam estagnadas ou mesmo de portas fechadas.

09/10/2013 22:24

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Cabeças pensantes: funcionários ou parceiros?

Empresas de sucesso são feitas de pessoas que acreditaram na ideia e vestiram a camisa da empresa no momento em que elas estavam se desenvolvendo, e provavelmente foi a época de maior desafio e dificuldade enfrentado pela organização.

Não há dúvida, empresas são feitas de pessoas, que fazem toda a estrutura girar, desde sua parte operacional até suas funções mais estratégicas. Sem seu intelecto, iniciativa, ideias, atitudes e atividades estariam estagnadas ou mesmo de portas fechadas. Estas virtudes podem definir qual é o perfil da empresa.

Algumas organizações pecam em diferenciar o tratamento entre os colaboradores, todos tem sua parcela de investimento nas atividades, tratamento diferenciado cria desmotivação, intrigas e o pior, faz isso se espalhar para os outros colaboradores como uma doença. Existe uma grande diferença entre funcionário, empregado e colaborador. Funcionário é o trabalhador que, para a empresa, faz sua função e não faz diferença, empregado é aquele que faz por obrigação, somente porque precisa do salário, e o colaborador, este sim, como diz o nome, é quem colabora, trabalha para si e consequentemente, para a empresa, pois sabe que tudo o que fizer, primeiramente, será para ele, para sua carreira, a empresa será reflexo de seu bom trabalho e desempenho.

Investir nos colaboradores é um grande fator de desenvolvimento próprio, da empresa e equipe, até mesmo retenção dos talentos, motiva e demonstra interesse da empresa em todos. Empresários, líderes e profissionais de recursos humanos devem se atentar aos seus talentos, perceba-os, reconheça o trabalho bem feito, faça com que suas ideias sejam utilizadas na melhoria e que sejam percebidas dentro da organização. Manter as cabeças pensantes dentro da empresa, sem dúvida, é grande diferencial competitivo e faz os resultados serem alcançados.

Disseminação do conhecimento deve ser uma prática comum nas organizações, embora ainda existam empresas onde certos funcionários têm medo de perder seu cargo ou se sentem ameaçados por alguém que possa substituí-los. Um pensamento um tanto quanto egoísta, se há alguém mais preparado ou com mais conhecimento do que você, por que não deixá-lo desenvolver um bom trabalho? Afinal, será para melhoria de todos. Repassar o conhecimento faz parte do treinamento de lideranças, é a preparação para que se tenham peças de substituição, pessoas podem buscar outras oportunidades e até mesmo serem promovidas, preparar e estar preparado faz parte do desenvolvimento e maturidade da empresa.

Para finalizar, um pensamento que cabe bem a este assunto, frase de Mario Sergio Cortella: “elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar”.

Christian Andreves

Fonte: Administradores

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