x

Trabalho pode ser divertido, defende Domenico de Masi

Sociólogo italiano apresentou tendências, enfatizando importância do ócio e da criatividade.

10/10/2013 09:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalho pode ser divertido, defende Domenico de Masi

O trabalho pode ser divertido, desde que seja feito com criatividade. A conclusão é do sociólogo italiano Domenico de Masi, que traçou um panorama sobre o futuro sob diversos pontos de vista. O especialista, também escritor, ressaltou que o Brasil é a maior democracia do mundo e tem muito ainda para crescer.

Domenico participou ontem do Projeto Tendências para o Futuro, evento realizado em comemoração aos 85 anos de A GAZETA. Falou, em sua palestra, sobre as tendências do Brasil e do mundo partindo de aspectos como tecnologia, economia, trabalho, ética e cultura. Ele realizou uma pesquisa em três países: Brasil, China e Itália. O estudo teve como objetivo ver como será a evolução do futuro até 2020. Foram apontadas dez tendências, que são: demografia, trabalho, economia, lazer, tecnologia, ética, estética, virtualidade, cultura e androginia.

“Nesse estudo, a conclusão é de que o Brasil é uma grande democracia, a Itália é uma pequena democracia e a China é grande, mas sem democracia. O país asiático, aliás, possui uma economia predominantemente pública, enquanto que os outros dois, privado”, destacou.

Segundo o sociólogo, as tecnologias influenciam o trabalho, o conceito de tempo e espaço. “O trabalho muda muito em consequência da tecnologia. Hoje em dia, o mercado exige um profissional mais intelectual, para que ele tenha mais tempo de fazer o que gosta, o que chamamos de ócio produtivo”, comentou.

Ele destaca que quando se exerce um trabalho criativo, não há diferenciação no tempo livre.“A tendência mundial é que a tecnologia ajude cada vez mais a realização do trabalho. Uma constatação é de que quanto mais avançado é o país, maior o índice de desemprego. É bom lembrar que o ócio criativo não é sinônimo de preguiça, é fazer coisas com divertimento, como fazer um trabalho que se gosta”, avaliou.

Domenico ressalta que o trabalho pode ser divertido, desde que ele seja criativo. “Fazer o que não se gosta prejudica o desempenho, deixa a pessoa infeliz”. Com relação à tecnologia, cada vez menos será preciso encontrar-se fisicamente com uma pessoa. Domenico é autor de best-sellers como “Ócio Criativo” e de outras obras como “O Futuro do Trabalho”.


Diná Sanchotene

Fonte: A Gazeta- ES

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.