No início, quando o empreendedor abre as portas do negócio, ele geralmente se envolve com tudo, desde a compra, venda, controle de contas, faz depósito e pagamento, controles financeiros, contrata e demite funcionários, e até acredita ser capaz de criar uma campanha promocional.
O empreendedor executa as operações da empresa, e dedica-se todo o tempo às atividades operacionais, abandonando o planejamento, as estratégias e metas exigidas para o crescimento do negócio. Se você está sobrecarregado com as tarefas de rotinas, e preocupado com os detalhes da contabilidade e do escritório, sua atenção vai ficar longe da visão do futuro, da imagem projetada da empresa no longo prazo. Contratar funcionários para fazer a gestão do escritório deixa você com mais tempo para pensar de maneira estratégica, nas vendas e no marketing, e nas oportunidades de mercados em expansão.
O empreendedor exerce o papel de gestor, quando contrata pessoas talentosas que vão contribuir para o crescimento da empresa. Sabe delegar e define claramente as metas e responsabilidades para cada novo funcionário, bem afinado com os objetivos da empresa, além de elaborar o planejamento de longo prazo.
"Para onde você quer levar a empresa ao longo dos próximos 5 anos".
É preciso construir uma equipe de pessoas, para lidar com as atividades operacionais, enquanto você encontra tempo para pensar grande e desafiar a si mesmo.
Uma oportunidade necessita de uma boa análise, neste caso o empreendedor tem ao seu alcance metodologias para responder bem as questões de mercado. Ninguém arrisca no escuro, e sai atirando para todos os lados. Empreendedor corre riscos moderados, ele aprende a correr riscos através do planejamento.
Em primeiro lugar, eu quero conhecer muito bem o meu público-alvo, a classe social, renda, hábitos e compra, qual é a faixa etária de meus clientes. Depois sigo na identificação do ciclo de vida do produto ou do negócio, se tem vida curta, média ou longa. O próximo passo é a definição dos canais de distribuição, ou seja; como vender meu produto, no comércio tradicional, loja física, varejo virtual, ainda no delivery, venda porta a porta, e cuidado, muito cuidado na escolha do ponto de venda.
É necessário criar serviços de relacionamento, agregar valor aos produtos, criar um diferencial, e oferecer serviços fora do comum. Verifique o potencial de crescimento do setor, da região, do mercado . Quanto está crescendo: 10%, 20% ou 30%. Analise o tamanho e a estrutura do mercado, existem fortes barreiras à entrada neste mercado? Qual é o tamanho deste mercado? Tenho condições de conquistar uma fatia de participação ou não? Em última análise defina a sua margem, se é de 20%, 30% ou 40%.
Criteriosamente é feita uma análise da cadeia de valor, das necessidades de capital de giro, do ponto de equilíbrio e da taxa de retorno de seu investimento. Em setores concentrados por grandes empresas, o poder da competição é bem maior do que aquele encontrado em mercados de baixa concorrência.
Rosival Fagundes
Fonte: Administradores.com