As ações do Twitter dispararam na estreia do microblog na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) nesta quinta-feira (7). Pouco depois da abertura, os papéis chegaram a subir mais de 90%, quase dobrando o valor de lançamento, de US$ 26.
Ao final do pregão, as ações, negociadas com o símbolo "TWTR", fecharam em alta de 72,69%, a US$ 44,90. Com isso, a empresa terminou o dia valendo cerca de US$ 24,9 bilhões – uma alta de mais de US$ 10 bilhões em um único dia.
A previsão do microblog era que as ações fossem vendidas a um preço inicial entre US$ 23 e 25. Com a alta procura, no entanto, analistas chegaram a cogitar que o preço fosse fixado em mais de US$ 30. Para evitar que o preço dos papéis caísse quando tivessem início os negócios na bolsa, o Twitter definiu o valor em US$ 26, abaixo da previsão dos mercados – o que ajuda as ações a subirem nesta quinta-feira.
A companhia escolheu a Bolsa de Nova York para negociar seus papéis, preterindo a bolsa eletrônica Nasdaq, escolhida pela maioria das empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google. O símbolo escolhido pela companhia já gerou confusão entre investidores – muito próximo ao "TWTRQ", usado pelo Tweeter, uma empresa falida de eletrônicos.
Há outras cerca de 475 milhões de ações, nas mãos dos atuais proprietários e do próprio Twitter, e que poderão começar a ser negociadas, aos poucos, a partir de 15 de fevereiro de 2014.
Com a oferta, a empresa arrecada US$ 1,82 bilhão – valor maior que o das ofertas iniciais de empresas como Google, Zynga e Groupon – e atrás, entre as empresas de internet, apenas do Facebook.
Criadora do hashtag, técnica que agrega conversas que utilizem um mesmo termo, a rede possui 215 milhões de usuários e chega a receber por dia meio bilhão de tuítes por dia, informa a companhia.
Mobilidade
A abertura de capital do Twitter é a mais aguardada do mundo digital desde que o Facebook se tornou uma empresa aberta em maio de 2012. Na época, a rede social arrecadou US$ 16 bilhões e teve valor de mercado fixado em US$ 104 bilhões, quando suas ações foram vendidas a US$ 38.
No entanto, há diferenças marcantes entre a situação financeira das situações pré-IPO de Twitter e Facebook. Enquanto a rede de Mark Zuckerbergdemorou a conseguir faturar com seu crescente número de usuários móveis, o microblog informa que 65% de seu faturamento já vêm de dispositivos móveis.
Além disso, os 218,3 milhões de usuários do Twitter são mais móveis que os do Facebook. Enquanto no Facebook, os usuários que acessam a rede por meio de celulares e tablets chegaram aos 71% somente em junho de 2013, no Twitter, os "usuários móveis" já são 75% do total.
Os bancos que subscreverão a entrada do Twitter na Bolsa são Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan, Merril Lynch, Deutsche Bank, Allen & Company e Code Advisors.
Fonte: G1.com