x

Uma pessoa, 8 inteligências: conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas diz que cada indivíduo possui 8 inteligências diferentes. Não acredita? Entenda por que

08/11/2013 17:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Uma pessoa, 8 inteligências: conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas

Cada pessoa possui uma habilidade ou algumas capacidades que parecem ser maiores do que outras. Você com certeza tem um amigo que é ótimo em matemática, por exemplo, mas um fiasco em português. Acredite: isso não só é normal como também tem uma explicação cientifica.

Há 30 anos, Howard Gardner escreveu a Teoria das Inteligências Múltiplas, explicando suas implicações em processos educacionais e no desenvolvimento pessoal. Segundo Gardner, cada indivíduo possui oito tipos de inteligênciaque, juntos, colaboram na formação da sua personalidade, influenciando nos pontos fortes e fracos de cada um. Assim, uma pessoa pode ter maior facilidade com algumas ações ou conteúdos do que com outros.

Através da Teoria, Gardner levanta o seguinte questionamento: será que o sistema educacional realmente atende às necessidades de cada criança ou acaba sendo falho, visto que é generalista enquanto cada um possui suas próprias facilidades e dificuldades?

O fato é que com o uso da teoria em escolas, a experiência do aprendizado com certeza seria muito mais rica e proveitosa, evidenciando as qualidades de cada estudando e ajudando-o da melhor forma a encarar novos desafios.

Veja os oito tipos de inteligência a seguir:

1. Inteligência Espacial

É a habilidade de compreender figuras e construções apenas com o olhar, sem precisar de formulas. É bastante desenvolvida em arquitetos, engenheiros... 

2. Inteligência Corporal

É a capacidade de utilizar o próprio corpo para produzir algo ou até mesmo resolver problemas. Presente em atletas, dançarinos e atores, por exemplo.

3. Inteligência Musical

Está ligada à sensibilidade em relação a notas e timbres, e à habilidade de criar novas músicas e padrões musicais. Está, por exemplo, em cantores e compositores.

4. Inteligência Linguística

Elevada capacidade em aprender idiomas, em dominar palavras, escrever e falar com precisão. Presente em escritores, poetas, jornalistas.. 

5. Inteligência Lógico-matemática

Capacidade de utilizar fórmulas e criar raciocínios lógicos, interpretando símbolos. Bastante desenvolvida em matemáticos e cientistas, por exemplo.

6. Inteligência Interpessoal

Está ligada à facilidade que uma pessoa tem em lidar com outras. Religiosos, professores e líderes políticos têm essa inteligência bastante elevada.

7. Inteligência Intrapessoal

Relacionada à capacidade de resolver problemas e de conhecer e entender a si mesmo. Presente em psicoterapeutas e escritores, por exemplo.

8. Inteligência Naturalista

É bastante elevada em biólogos e geólogos, por exemplo – é a sensibilidade de analisar a natureza ao seu redor, classificar plantas, animais, etc.

Fonte: Universia Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.