x

Atitudes que atraem os investidores

A organização sem fins lucrativos conhecida como Anjos do Brasil, criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo no Brasil, citou dez dicas para quem está em busca de investimento para o seu negócio.

19/11/2013 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Atitudes que atraem os investidores

A organização sem fins lucrativos conhecida como Anjos do Brasil, criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo no Brasil, citou dez dicas para quem está em busca de investimento para o seu negócio.

O Fundador da empresa, Cássio Spina, em entrevista com o site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, aponta algumas atitudes que devem ser feitas antes de apresentar o projeto para o investidor.

Veja:

1. Não bata na porta errada

Antes de buscar por um anjo, saiba se o projeto está alinhado com os interesses do investidor. É muito importante pesquisar sobre projetos anteriores. Assim, as chances de sucesso aumentam quando se ‘bate na porta certa’.

2. A execução vale mais que a ideia

Uma boa ideia já é um grande passo, mas sozinha não sustenta o projeto. Por isso, investigue todas as possibilidades sobre o mercado e evite ‘achismos’.

3. Monte um time

Todo investidor presta atenção no time envolvido no projeto. A equipe deve ser completa com pessoas que saibam executar e vender a ideia. Se não houver harmonia entre os participantes ‘não tem jogo’.

4. Sem arrogância
O empreendedor precisa de carisma, porque será avaliado pela sua capacidade de conquistar clientes. É importante dar abertura para diálogos e críticas. A simpatia e humildade podem ajudar.


5. Diferencie 'plano de negócio' de 'modelo de negócio'
Às vezes o empreendedor se preocupa tanto com as normas de padronização de um plano de negócio que se esquece de prever o modelo de negócio. O investidor precisa de um estímulo, ou seja, precisa saber onde irá ganhar dinheir com o plano.

6. Gerencie seu tempo

Mostre que sua empresa é organizada e faça as entregas no prazo prometido. Investidores apreciam a pontualidade e o jogo aberto.

7. Defina responsabilidades

Defina claramente, logo no primeiro encontro, quem será responsável por cada parte do projeto. Os anjos não se interessam por grupos sem liderança ou contato fixo.

8. Não tenha pressa

Estipule um prazo para uma proposta e já pré-agende um próximo encontro. Assim, a equipe mostra a maturidade e planejamento das ações. Isso também evita as cobranças por respostas.

9. Crie um bom ‘pitch’

O Pitch nada mais é do que uma forma resumida e organizada de dizer coisas importantes sobre a empresa. Portanto, estude, treine e pratique o seu discurso.

10. Seja verdadeiro

Nas apresentações, seja verdadeiro e mostre paixão pelo projeto. É isso que os investidores buscam.

Fonte: Olhar Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.