A organização sem fins lucrativos conhecida como Anjos do Brasil, criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo no Brasil, citou dez dicas para quem está em busca de investimento para o seu negócio.
O Fundador da empresa, Cássio Spina, em entrevista com o site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, aponta algumas atitudes que devem ser feitas antes de apresentar o projeto para o investidor.
Veja:
1. Não bata na porta errada
Antes de buscar por um anjo, saiba se o projeto está alinhado com os interesses do investidor. É muito importante pesquisar sobre projetos anteriores. Assim, as chances de sucesso aumentam quando se ‘bate na porta certa’.
2. A execução vale mais que a ideia
Uma boa ideia já é um grande passo, mas sozinha não sustenta o projeto. Por isso, investigue todas as possibilidades sobre o mercado e evite ‘achismos’.
3. Monte um time
Todo investidor presta atenção no time envolvido no projeto. A equipe deve ser completa com pessoas que saibam executar e vender a ideia. Se não houver harmonia entre os participantes ‘não tem jogo’.
4. Sem arrogância
O empreendedor precisa de carisma, porque será avaliado pela sua capacidade de conquistar clientes. É importante dar abertura para diálogos e críticas. A simpatia e humildade podem ajudar.
5. Diferencie 'plano de negócio' de 'modelo de negócio'
Às vezes o empreendedor se preocupa tanto com as normas de padronização de um plano de negócio que se esquece de prever o modelo de negócio. O investidor precisa de um estímulo, ou seja, precisa saber onde irá ganhar dinheir com o plano.
6. Gerencie seu tempo
Mostre que sua empresa é organizada e faça as entregas no prazo prometido. Investidores apreciam a pontualidade e o jogo aberto.
7. Defina responsabilidades
Defina claramente, logo no primeiro encontro, quem será responsável por cada parte do projeto. Os anjos não se interessam por grupos sem liderança ou contato fixo.
8. Não tenha pressa
Estipule um prazo para uma proposta e já pré-agende um próximo encontro. Assim, a equipe mostra a maturidade e planejamento das ações. Isso também evita as cobranças por respostas.
9. Crie um bom ‘pitch’
O Pitch nada mais é do que uma forma resumida e organizada de dizer coisas importantes sobre a empresa. Portanto, estude, treine e pratique o seu discurso.
10. Seja verdadeiro
Nas apresentações, seja verdadeiro e mostre paixão pelo projeto. É isso que os investidores buscam.
Fonte: Olhar Digital