x

Juiz condena Tok&Stok a indenizar por ambiente de trabalho hostil

Em 2011, durante cerca de um mês, enquanto a filial era montada, a loja de móveis e decoração teria disponibilizado apenas dois banheiros químicos para atender mais de 60 empregados.

20/11/2013 11:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Juiz condena Tok&Stok a indenizar por ambiente de  trabalho hostil

A  Tok&Stok foi condenada a pagar indenização a ex-funcionário, por danos  morais, em R$ 8 mil por não preservar um ambiente de trabalho  equilibrado. A decisão é do juiz Marcel Luciano Higuchi Viegas dos  Santos, da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis. Cabe recurso.

Em 2011, durante cerca de um mês, enquanto a filial era montada, a loja de  móveis e decoração teria disponibilizado apenas dois banheiros químicos para  atender mais de 60 empregados. Além disso, teria proibido o uso dos banheiros do  interior do estabelecimento.

Segundo o site, ficou comprovado no processo que os sanitários unissex  ficavam a cerca de 100 metros. Uma das testemunhas disse que não havia alguém  encarregado pela limpeza e que o conteúdo químico dos banheiros não era  renovado, o que piorava o mau cheiro.

O ex-funcionário usou o banheiro, mas não havia água para a descarga e seu  superior teria comentado a respeito em público. Isso fez com que o  funcionário passasse a ser humilhado, ganhou um apelido e virou motivo de piada  no trabalho. Ele chegou a relatar o ocorrido aos seus supervisores, mas nenhuma  providência foi adotada.

Segundo o juiz, o meio ambiente de trabalho é o espaço físico onde as  pessoas desenvolvem suas atividades laborais, cujo equilíbrio pressupõe o meio  salubre e a inexistência de agentes comprometedores da incolumidade  físico-psíquica dos trabalhadores.

Para o magistrado, houve desleixo da empresa no trato da questão e o  fato permitiu a exposição do autor e de outros empregados a agentes insalubres,  de modo indigno e lamentável.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.