x

Experiências inspiram empreendedor

Os pequenos costumam aprender com os grandes. É assim na vida e também nos negócios. Foi isso o que se viu no último dia 18 durante a "Maratona Valor PME 2013", realizada em São Paulo.

29/11/2013 17:38

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Experiências inspiram empreendedor

Os pequenos costumam aprender com os grandes. É assim na vida e também nos negócios. Foi isso o que se viu no último dia 18 durante a "Maratona Valor PME 2013", realizada em São Paulo. Cerca de 610 pequenos e médios empresários brasileiros deixaram seus afazeres para passar algumas horas ouvindo as experiências de empreendedores que hoje ocupam lugares de destaque na lista das empresas de grande porte. Além de ouvir sugestões e depoimentos de líderes como Laércio Cosentino, da Totvs, e Pedro Passos, da Natura, eles tiveram oportunidade de conferir os novos projetos listados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Sebrae.

"Entre 2014 e 2017, o Sebrae investirá R$ 1 bilhão em novos projetos e programas de inovação", anunciou Luiz Barretto, diretor presidente do Sebrae Nacional. O executivo, que foi um dos palestrantes da Maratona Valor, destacou a importância da inovação dentro das empresas. "A inovação é o grande diferencial, a nova agenda do século XXI. É uma meta do Sebrae, que investe hoje 20% do seu orçamento nesse setor", disse.

Barretto ressaltou que, em 2010, o Sebrae contabilizou 40.140 atendimentos com soluções de inovação, número que subiu para 145 mil em 2013. O diretor presidente do Sebrae fez uma retrospectiva dos programas que a instituição disponibiliza aos empresários das pequenas e médias empresas (PMEs) e realçou o Programa Sebraetec, que tem como objetivo aproximar oferta e demanda de serviços tecnológicos. "O Sebrae tem oferecido subsídios de 80% dos custos para que as empresas adotem novas tecnologias e processos. Os investimentos entre 2012 e 2013 somaram R$ 360 milhões", informou.

Se por um lado o Sebrae concentra esforços na produção, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) vem se empenhando em proporcionar contatos com o mercado externo e engrossar a lista dos exportadores. "A Apex investe cerca de R$ 200 milhões por ano e cerca de 70% desse valor são destinados aos eventos internacionais direcionados, principalmente, às PMEs", afirmou Maurício Borges, presidente da Apex, que também participou do evento. Segundo ele, a Apex promoveu 1.070 eventos anuais em todo o mundo apoiando 80 setores da economia que vão de sapato, cosméticos a avião.

Dados apontam que, nos últimos seis anos, a participação das empresas de pequeno e médio porte nos eventos internacionais aumentou 25%. "A Anuga, maior feira de alimentos do mundo e que ocorreu na Alemanha, em novembro, teve a participação de 80 PMEs brasileiras e a expectativa é gerar negócios da ordem de R$ 1,1 bilhão", disse.

Rosangela Capozoli

Fonte: Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.