x

Mercado de intermediação de negócios cresce e atrai pequenas

A intermediação de negócios, divulgada constantemente pela mídia quando envolve grandes companhias, também tem favorecido o setor que representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

03/12/2013 06:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mercado de intermediação de negócios cresce e atrai pequenas

A intermediação de negócios, divulgada constantemente pela mídia quando envolve grandes companhias, também tem favorecido o setor que representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e emprega mais de 60% da população economicamente ativa: as pequenas e médias empresas. Este serviço auxilia o empreendedor a diminuir os riscos na hora de comprar um negócio. "Cerca de 60% das novas empresas fracassam nos cinco primeiros anos de vida. No caso de franquias, a média é de 20%. No entanto, quando uma empresa saudável é comercializada dentro dos procedimentos adequados do mercado de intermediação, estima-se que o número de fracassos gire em torno de 2%", explica Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de compra e venda de empresas.

Estratégias

Informações estratégicas sobre o mercado, experiência em finanças, técnicas de negociação e análise de importantes quesitos da empresa podem potencializar o valor final da negociação. "Alguns empresários, na hora 'de passar o bastão', avaliam apenas o faturamento e o lucro. Esquecem que a carteira de clientes, o tempo de atuação e diversos outros itens também precisam ser levados em consideração", destaca Gigliotti.
Negócios

Nos países desenvolvidos, a intermediação de negócios faz parte da cultura dos empresários. Gigliotti, que possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo, ressalta que é comum no exterior as negociações contarem com o suporte de algum profissional do mercado que seja idôneo.

"Isso torna a negociação mais segura e evita, antes da assinatura do contrato, que detalhes passem despercebido por ambas as partes, comprador e vendedor". A Sunbelt Business Brokers é considerada a maior empresa de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países.

Sendo Master franqueado da Sunbelt para o Brasil, Batista Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes. 

Fonte: DCI-SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.