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Os pecados capitais no ambiente de trabalho

Você já ouviu falar em "Pecados Capitais"? Muito provavelmente que sim, pode nem tê-los todos da sua mente, mas já escutou ou leu algo sobre o assunto.

03/12/2013 07:10

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Os pecados capitais no ambiente de trabalho

Você já ouviu falar em "Pecados Capitais"? Muito provavelmente que sim, pode nem tê-los todos da sua mente, mas já escutou ou leu algo sobre o assunto. Pois bem, os Pecados Capitais foram catalogados pela Igreja na Idade Média e até hoje norteiam os princípios morais do cristianismo. Após ler artigo do professor e psicólogo Gerson Silva, que trata do perigo de alguns comportamentos nos ambientes de trabalho, aproveito a carona e registro aqui algumas considerações sobre o tema. Para Silva, "muitos profissionais já caíram e muitos ainda vão cair nas armadilhas desses pecados. Gente que não sabe lidar com o próprio sucesso ou do colega; que reage negativamente às adversidades; que não tem humildade para reconhecer os erros, e por aí vai...".

Nos ambientes de trabalho, permeado por interesses, objetivos e expectativas distintos, a linha que separa a razão da emoção é sempre muito tênue. A maturidade profissional desejada e necessária nem sempre é encontrada nos talentos corporativos. A vaidade, a intolerância, a falta de respeito às diferenças, entre outros comportamentos, perturbam o cotidiano, fragilizando as relações e comprometendo resultados.

A seguir são apresentados os Sete Pecados e como alguns profissionais apresentam esses comportamentos no dia a dia:


GULA - Uma pessoa corporativamente gulosa assume responsabilidades em demasia, não delega e acaba engasgada nas próprias tarefas. Acredita que sozinha dará conta do recado e assim os méritos serão somente dela. Desconsidera que na Era do Conhecimento, a soma das experiências e dos esforços constituem ferramentas de trabalho.


INVEJA - O profissional invejoso não suporta o sucesso do outro colega de trabalho. Não sabendo direcionar suas frustrações, atribui à outra pessoa seus fracassos, perdas de oportunidades. Gera desconfiança entre as pessoas e logo é colocado à margem do grupo.


IRA - Muito além da raiva que tende a ser passageira, a ira é prima do rancor, do ódio que é alimentado cotidianamente. Por meio de exaltações, agressividade e explosões de raiva ante as adversidades, o descontrole emocional prejudica não apenas na convivência como em decisões pouco adequadas.


LUXURIA - "Quem utiliza a luxúria no ambiente de trabalho normalmente consegue cooperação pelo poder de sedução que tem", afirma Silva. As relações interpessoais daí decorrentes são frágeis e interesseiras. A insegurança e a credibilidade tendem a favorecer a sedimentação de relações competitivas negativas.


PREGUIÇA
 - Nada pior que termos um colega apático, acomodado e sem qualquer interesse pelo trabalho. Ao se mostrar descomprometido com suas atividades laborais, ele atrapalha a produtividade dos demais e se fecha para novas aprendizagens que surgem. Para Silva, muitas vezes, a preguiça se estabelece porque o profissional não gosta do que faz, está no emprego apenas para garantir o salário.


SOBERBA -
 O soberbo pode ser definido como "aquele que se acha". Supervaloriza seus feitos, tem vaidade excessiva e pouca humildade para reconhecer seus erros. Mostrando-se arrogante, não estabelece liderança positiva. Sempre "dono" da razão, também tende a afastar as pessoas que estão próximas a ele. Esse comportamento altivo muitas vezes esconde competências e habilidades medíocres.


AVAREZA -
 O funcionário avaro não aprendeu ao longo da vida o verbo compartilhar. Tem dificuldades em estabelecer parcerias por temer que copiem suas ideias ou roubem seus conhecimentos. Tranca gavetas e armários e vê o outro como uma ameaça constante.


Portanto, lembrando que o chefe não é Deus para perdoar, importante rever os comportamentos inadequados e indesejáveis que não conferem valor ao profissional, ao contrário, apenas coloca o funcionário no ranking dos medíocres e esses o mercado está deixando de lado.


Elizabeth Hernandes de Oliveira

Fonte: RH.COM

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