x

PIB em 2014 surpreenderá mercado, acredita Coutinho

Presidente do BNDES fala em ‘subestimativa nas expectativas de mercado’, que prevê avanço de 2,10% no ano que vem.

09/12/2013 17:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIB em 2014 surpreenderá mercado, acredita Coutinho

SÃO PAULO - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira, 9, que o PIB (a produção de bens e serviços) em 2014 deverá crescer um pouco mais do que as previsões de especialistas de mercado.

De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo BC, a mediana das projeções para a expansão do País para o próximo ano baixou um pouco, de 2,11% para 2,10%. Para este ano, ocorreu uma redução da mediana, de 2,50% para 2,35%.

"Há indícios de que o crescimento no quarto trimestre será razoavelmente bom", comentou Coutinho, sem entrar em detalhes.

"O mercado está um pouquinho pessimista em relação ao potencial do crescimento do ano que vem. Eu não me arrisco a dar um número, mas acredito que há uma certa subestimativa nas expectativas de mercado, particularmente depois que saiu o PIB do terceiro trimestre", comentou.

Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto apresentou retração de 0,5% na margem. "Vamos esperar o fechamento do PIB do quarto trimestre e deste ano. O PIB no ano que vem vai crescer um pouco mais do que o mercado está prevendo. Mas não quero dar números", destacou.

"Se eu olhar estes três trimestres (2013) acumulados em relação ao ano passado, o crescimento está em 2,2%. Eu tenho um crescimento expressivo dos investimentos em torno de 7,5% neste ano", destacou o presidente do BNDES. "Creio que a essência do que me faz otimista em relação ao ano que vem é a qualidade do crescimento do Brasil", disse.

"Estamos com um crescimento mais calcado na expansão dos investimentos, o que é essencial para a sustentabilidade da economia brasileira. Mais investimento, mais poupança, é o que vai nos assegurar essa trajetória saudável e sustentável", ponderou.

Fonte: Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.