x

Indústria brasileira cresce com pequenos negócios

Sebrae defende a inserção do segmento na cadeia produtiva para aumentar a competitividade das grandes companhias.

13/12/2013 00:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Indústria brasileira cresce com pequenos negócios

Os desafios da competitividade brasileira no mercado mundial foi o tema debatido nesta quarta-feira pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. Para ele, a inserção dos pequenos negócios na cadeia de valor das grandes empresas é uma das soluções para aumentar a competitividade da indústria brasileira.

A abertura do evento contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, que destacou a importância da indústria para a economia brasileira. “O Brasil deve criar uma indústria forte para ter a competitividade necessária. Somente isso, aliado à nossa alta capacidade de produção de alimentos e um setor de serviços pujante, pode transformar o nosso país numa grande nação”, afirmou a presidente no início do evento.

Para ilustrar como os pequenos negócios podem contribuir para a competitividade da indústria brasileira, o diretor-técnico do Sebrae afirmou que “não há avião da Embraer que não tenha alguma peça feita por pequenas empresas”. Segundo Carlos Alberto dos Santos, “os fornecedores da fabricante brasileira são diversos e compreendem os pequenos negócios, que agregam valor à sua cadeia produtiva, tornando a Embraer mais competitiva”.

O Sebrae tem atualmente um portfólio de 84 projetos nacionais para promover o encadeamento produtivo entre grandes e pequenas empresas. Essas iniciativas são realizadas em parceria com a Petrobras, Braskem, Vale, Gerdau, Odebrecht, Consórcio Guarulhos Airport e Nestlé e atendem mais de 15 mil empresas. A expectativa de negócios sinalizada pelas grandes empresas compradoras em mais de 100 rodadas de negócios com micro e pequenas empresas ofertantes supera R$ 5 bilhões para o período entre 2005 e 2015.

“É só olhar para as nossas compras de Natal que podemos perceber a importância do mercado global. Só seremos competitivos no Brasil se o formos também globalmente. Nem precisamos exportar para competir com produtos do exterior, porque a internacionalização está presente na entrada de produtos importados em grande escala”, afirmou durante o debate.

Também participaram do painel o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, o presidente da Tupy S/A, Luiz Tarquínio, a superintendente da Esmaltec, Annette Castro, e o coordenador do setor madeireiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e superintendente da Associação Brasileira de Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Paulo Roberto Puppo.

O ENAI está em sua 8ª. edição e reúne empresários, líderes de entidades de representação da indústria, da academia e do governo nos dias 11 e 12 de dezembro. A ideia é debater como a indústria nacional se posiciona no mercado internacional e qual a sua atratividade em nível mundial.

Outros temas a serem tratados durante o evento são os acordos comerciais; educação e inovação; o impacto das relações de trabalho na competitividade; infraestrutura e logística, além de tributação e financiamento.

Fonte: Agencia Sebrae

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.