x

3 dicas para se comunicar de maneira eficiente

Você costuma ter dificuldades para passar suas ideias a outras pessoas? Veja como resolver esse problema com 3 dicas para se comunicar de maneira eficiente.

17/12/2013 08:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 dicas para se comunicar de maneira eficiente

Comunicação é uma das chaves mais importantes para qualquer tipo de conquista na vida. Seja para alcançar um objetivo pessoal ou profissional, saber como passar suas ideias a outras pessoas e como manter contato de maneira eficiente é essencial. Se você deseja aprender de que maneira pode quebrar algumas barreiras que interferem na sua comunicação, algumas dicas simples podem ajudar.

1. Tente usar frases na primeira pessoa
Para que você possa fazer com que os outros participantes de uma conversa realmente entendam o que você quer dizer, tente utilizar frases na primeira pessoa, ou seja, inicie-as com “eu”. Dessa forma, você deixa claro que está mostrando um ponto de vista próprio e facilita que as pessoas enxerguem o que você deseja passar com suas palavras.

2. Faça questões que possibilitem respostas abertas
Fazer questões é sempre uma boa alternativa para manter uma comunicação eficiente. Porém, para garantir que a outra pessoa possa realmente ter a oportunidade de falar o que pensa, certifique-se de que suas perguntas permitem respostas abertas, ou seja, que não possibilitam apenas respostas curtas com “sim” ou “não”, por exemplo.

3. Livre-se de seu orgulho
Uma das maiores barreiras da comunicação é deixarmos que o orgulho esteja no comando de nossas ações, fazendo com que não digamos coisas que deveríamos falar. Sendo assim, procure deixar esse sentimento de lado e não tenha receio do que podem pensar sobre você.

Fonte: Universia Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.