As vendas de veículos caíram 2,29% em 2013, na comparação com o ano anterior. Uma das principais causas dessa queda foi devido ao maior rigor para a obtenção de crédito, como mostra o presidente executivo da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Alarico Assumpção.
O fraco desempenho do ano, totalizou 5,458 milhões de unidades no ano, com recuo de 3,05% na comparação com 2012. Já a comercialização de caminhões e ônibus cresceu em média 14,36%.
Para Assumpção, "as famílias endividadas e o aumento quase gradual do juro no ano dificultaram o cadastro para compra de veículos e refletiram nos números deste segmento".
Para 2014, não há previsão para mudanças, já que o crescimento estimado em todo o setor seria de 0,21%. Este ano, o mercado deve permanecer muito mais criterioso, agregando um crescimento ainda reduzido da economia e gradual redução dos descontos do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), além dos eventos esperados no decorrer do ano.
De acordo com o executivo, "o ano de 2014 será atípico devido à postergação do Carnaval e as eleições programadas para este ano".
Fonte: Infomoney