"A queda foi compensada pela incidência de PIS e Cofins sobre a produção de automóveis. No mesmo período em que o governo concedeu o desconto no IPI, houve um incremento de 16,65% na indústria automotiva nacional, que passou de 3 milhões de unidades produzidas por ano, em 2008, para 3,5 milhões em 2013", explica o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.
Uma comparação por cada veículo produzido no país mostrou um aumento na arrecadação de tributos federais entre os anos anteriores e posteriores a redução no IPI para automóveis.
Em 2009, a arrecadação foi de R$ 5.597,50 por automóvel fabricado, já em 2011, essa quantia subiu para R$ 6.504,20.
Bom negócio
"Todos saíram ganhando com a desoneração do IPI. O setor produziu, vendeu e exportou mais, gerou mais empregos e impulsionou uma longa cadeia de matérias-primas, insumos e peças. O governo federal arrecadou mais tributos e os governos estaduais aumentaram significativamente a sua receita de ICMS e IPVA", declarou o coordenador.
Fonte: Diario do Nordeste