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Como ampliar negócios com a internet

As micro e pequenas empresas respondem hoje por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 60% dos postos de trabalho no Brasil; seu sucesso é fundamental para o desenvolvimento econômico do País.

16/01/2014 09:13

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Como ampliar negócios com a internet

As micro e pequenas empresas respondem hoje por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 60% dos postos de trabalho no Brasil; seu sucesso é fundamental para o desenvolvimento econômico do País. Mas hoje, abrir um pequeno negócio é mais do que alugar um espaço e esperar que os clientes apareçam: com a internet, os pequenos empresários têm a sua disposição ferramentas de marketing que as grandes empresas utilizam.

Por meio da web, os negócios de pequeno porte podem ter acesso a ferramentas de marketing de alto alcance, que permitem atingir um público tão amplo quanto o das grandes empresas: mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e 7 em cada 10 usuários consulta a internet regularmente para avaliar suas opções de compra. E esses são dados do presente – a tendência que se apresenta com o aumento do uso de internet através de dispositivos móveis e do barateamento de smartphones apontam para um Brasil ainda mais conectado.

Para aproveitar ainda melhor o potencial deste mercado, além de garantir uma presença online, é essencial para empresas que buscam ter crescimento a longo prazo saber como tirar o melhor proveito deste veículo tão dinâmico.

Conseguir fazer anúncios e conteúdos relevantes pode ser muito mais simples do que se imagina. Veja a seguir cinco dicas que não podem sair da mira de empreendedores das mais diversas áreas:

1. Crie um site

Para entrar no mundo online, o primeiro passo é ter uma página de internet própria com a cara do seu negócio. O programa Conecte seu Negócio é uma alternativa gratuita para criar e hospedar um site. Depois, basta personalizar o layout com conteúdo e fotos atraentes. Outra dica essencial é manter o site atualizado para assim ser sempre um local atraente para visitas de seus clientes.

2. Coloque seu negócio no mapa

Um cliente chama o outro. E para uma empresa de serviços, receber indicações é uma das melhores maneiras de ganhar credibilidade e aumentar a clientela. O boca-a-boca hoje está na web e é lá que seu negócio precisa estar. A página de Lugar do Google+ pode ser um grande aliado do seu negócio. Sempre que alguém procurar na internet pelo seu estabelecimento ou por um serviço que você oferece, sua empresa aparecerá no mapa.

3. Divulgue seu site

Propaganda é a alma do negócio – essa frase tão conhecida significa na prática que dá para sentir os efeitos de uma boa divulgação nos rendimentos da empresa. Na internet uma forma simples de anunciar é por meio do Google AdWords. Assim, seu produto ou serviço poderá aparecer no momento em que as pessoas estiverem pesquisando o assunto no Google. A melhor parte é que você só se paga quando alguém se interessa pelo seu negócio e clica no seu anúncio, além de poder escolher quanto está disposto a gastar.

4. Meça os resultados e aperfeiçoe sua estratégia

O aprendizado e evolução precisam ser diários na administração de um negócio e é preciso aprender com acertos e erros. Quanto mais informações tiver na mão, melhor a chance de evoluir. É aí que entra o Google Analytics, ferramenta gratuita que analisa quem são seus os clientes, se a página é atrativa e se os internautas passam muito tempo em suas páginas. Com as informações geradas pelos relatórios é possível identificar mercados promissores, segmentar propagandas e intensificar estratégias para atrair novos clientes.

5. Engaje seu público com vídeo online

Não é a toa que a publicidade e o entretenimento usam e abusam dos vídeos há décadas. É uma das melhores ferramentas para engajar público e consumidores e hoje é possível se fazer o mesmo por seu negócio. Com o vídeo online é possível abrir uma vitrine para todo o Brasil e para o mundo, apresentando produtos, formas de utilização e receitas. Você só precisa de criatividade e uma câmera. Criar uma conta no YouTube é fácil, e uma vez que você tenha uma conta é possível postar vídeos sempre em um mesmo canal, que pode ser personalizado e divulgado a seus consumidores.

Fonte: Diário do Comercio

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