Vivemos num mundo globalizado. Para as empresas, o resultado disso é o aumento progressivo da competição. Os produtos e serviços são cada vez mais fáceis de copiar (é o que a China faz, por exemplo), os preços cada vez menores e a concorrência aumentando. Por outro lado, quanto maior a competição, quem sai ganhando com isso é o consumidor, pois assim terá mais opções de escolha, deixando para as empresas a disputa em conquistá-lo.
Porém, neste mundo competitivo o maior diferencial - a única coisa realmente difícil de copiar -, são os serviços de atendimento de alta qualidade. Este diferencial é uma espécie de selo de identidade da empresa que a faz sobressair em meio aos concorrentes. Veja a Fedex, por exemplo, que faz da rapidez de entrega um de seus grandes diferenciais, ou os cartões fidelidade (como hotéis, companhias aéreas) que beneficiam o cliente leal com pontuações que lhe dão atraentes vantagens adicionais gratuitamente. Empresas que não investem em atendimento de qualidade estão fadadas a falir ou serem incorporadas por outras.
Fonte: Administradores.com