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T&D no ano da Copa: oportunidades ou problemas?

Conheça algumas dicas para serem aplicadas na área

27/01/2014 07:38

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T&D no ano da Copa: oportunidades ou problemas?

Decididamente 2014 vai ser o ano mais curto da história do Brasil. Férias em janeiro e fevereiro, Carnaval em março, Copa do Mundo em junho e julho, eleições em outubro e, talvez em novembro e dezembro, as festas natalinas.

Tal acúmulo de eventos praticamente transformará 2014 em um ano com 6/7 meses. À primeira vista, o que parece um grande problema para o mercado de Treinamento & Desenvolvimento (T&D), pode se transformar em oportunidade, caso nosso "modelo mental" sofra algumas mudanças adaptando-se a um ano atípico.

Conheça algumas dicas para serem aplicadas na área de T&D. Lembramos que o que propomos a seguir não se aplica igualmente a todos os clientes, consultores e fornecedores de T&D, além de não haver qualquer hierarquia quanto aos itens seguintes:

1) Utilize o conceito de "massa crítica" em programas de T&D. Coloque um número maior de participantes em cada turma e demande de seus fornecedores que coloquem um consultor para cada 30 participantes. Não se esqueça de que o ideal é que as plenárias sejam conduzidas por um único consultor e com todos os participantes numa mesma sala;

2) Concentre a parte conceitual dos programas nas atividades prévias, de modo que a sala de aula se destine, predominantemente, à operacionalização do conceitual. Essa estratégia reduz a necessidade de dias presenciais, tornando o evento mais atraente e participativo;

3) Utilize metodologias adequadas ao perfil dos participantes, identificando estilos e preferências de aprendizado de cada um. Esta estratégia acelera o aprendizado e motiva o participante;

4) Lembre-se, por exemplo, de que nem todos gostam de futebol. Para esse grupo, a Copa do Mundo não desperta nenhum interesse. Por isso, identifique quem se enquadra nessa categoria. Nos meses da Copa, quem contrata treinamentos vai pagar menos por qualquer programa e deixará mais felizes os consultores/fornecedores;

5) Durante 2014, ofereça ao seu público-alvo programas mais atraentes, em termos de conteúdo e metodologia. Seguem alguns exemplos de temas "menos comoditizados":

  • Avançado em liderança;
  • Avançado em negociação;
  • Avançado em vendas;
  • Avançado em criatividade/Inovação.

6) Contratar "consultores estrelas" custa mais caro, mas atrai mais os consumidores de T&D, minimizando o risco de absenteísmo;

7) Busque programas cuja metodologia permita que o participante realize-os em dia, horário e local de sua preferência;

8) Desenvolva e/ou contrate programas que integrem competências complementares. A junção de dois assuntos/competências torna o evento mais interessante e produtivo. Por exemplo:

  • Administração financeira e contabilidade para pessoas da área de vendas;
  • Gestão de projetos para compradores;
  • Inovação no CRM;
  • Negociação, persuasão e Influência;
  • Aspectos comportamentais que interferem nas decisões financeiras.

9) Realize programas cujos resultados possam trazer efeitos imediatos e tangíveis para sua organização;

10) Diminua as atividades mais rotineiras e repetitivas, procurando realizar aquelas que possuem efeito multiplicador. Assim, mesmo trabalhando menos tempo vai produzir mais. Lembre-se do velho princípio de Pareto;

11) Identifique aquelas ideias que pareciam excelentes, mas foram descartadas por falta de tempo para seu aprofundamento;

12) Desenvolva programas que envolvam não só a sua empresa, mas também fornecedores e clientes. São neles que surgem ideias para o aumento da sinergia entre as partes componentes da cadeia de valor de sua empresa;

13) A utilização de uma metodologia que contemple dinâmicas, casos, jogos sobre a Copa, as Eleições, o Carnaval, certamente tornará os programas mais sincronizado com os diversos momentos de 2014;

14) Considere a possibilidade de realizar uma pesquisa com o público-alvo dos treinamentos, buscando identificar elementos facilitadores e dificultadores da realização de programas ao longo de 2014;

15) Por último, considere colocar seus executivos como "Instrutores". As ausências certamente vão diminuir. Feito isso, divulgue para que todos possam se programar. E.......... reze.

Fonte: Site administradores

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