x

As dicas de Moreira Salles para jovens profissionais

Carreira do atual presidente do Itaú Unibanco começou com uma expectativa frustrada. Para ele, fugir dos clichês profissionais pode ser uma boa estratégia.

27/01/2014 09:46

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
As dicas de Moreira Salles para jovens profissionais

São Paulo – O segredo para o sucesso está na excelência. Este é o principal conselho que Pedro Moreira Salles, presidente do conselho do Itaú Unibanco, compartilhou na quinta-feira em mais uma edição do Na Prática, da Fundação Estudar. 

E isso não se deve apenas ao fato de que é por meio dela que se pode chegar ao topo. Mas, sim, porque ser excelente deveria ser o melhor sinônimo para a ideia de conquistar o topo – ou o pódio, como queira, segundo ele. 

A própria trajetória do empresário revela um pouco desta lógica: seja quando ele deixou o Brasil para estudar no exterior ou ao assumir os riscos da fusão do Unibanco com o Itaú, em 2008, para se consolidar no mercado.

Veja alguns dos ensinamentos dele e confira também as dicas do empresário para forjar um bom currículo

Fuja dos clichês 

“Quando eu faço entrevistas com alunos de MBA dos EUA e Europa, todo mundo quer ir para alguma área que tem terminologia em inglês”, conta. Segundo ele, o problema de correr apenas para setores repletos de glamour é que sua vantagem competitiva tende a diminuir. 

Apostar nos “azarões” do mercado pode ser uma estratégia acertada de carreira exatamente pelo mesmo princípio. Em uma área pouco disputada ou valorizada pelo senso comum, as forças tendem a ficar mais ressaltadas, explica Moreira Salles.Em seu livro mais recente, “David and Goliath”, o escritor Malcolm Gladwell explora exatamente isso. De acordo com ele, temos uma definição errada de ‘vantagem’. “Isso significa que erramos (...) e subestimamos o quanto de liberdade existe no que parece uma desvantagem”, afirmou no livro.

Mudanças de rota podem ser boas

A equação também se aplica às mudanças forçadas de rota na trajetória profissional. E disso, Moreira Salles sabe bem. 

Formado em economia e história pela Universidade da Califórnia e com um mestrado em relações internacionais por Yale, o empresário Salles voltou ao Brasil em 1982 no meio das primeiras eleições diretas para governador.

O clima da redemocratização o tocou e o levou a conversar com o então candidato ao governo de Minas Gerais, Tancredo Neves. O político, que viria a ser eleito presidente do Brasil alguns anos depois, então, ofereceu para Salles uma oportunidade no governo do estado – caso fosse eleito. 

De tão animado com a perspectiva, o hoje empresário decidiu não voltar para Yale. Os meses se passaram e Tancredo venceu as eleições. A promessa, contudo, não foi cumprida. “Foi a primeira vez que eu considerei o mundo empresarial”, conta. Pelo jeito, deu certo.

Quer sucesso? Faça a diferença

Agora, como saber se a sua estratégia ou mudança de rota funcionou? Simples: “Você se mede em função dos seus sonhos”, descreve o empresário, e no quanto de diferença você fez em cada local que passou. 

“Você alterou o status quo? Empurrou a companhia para frente?”, questiona. Quando atingir cada uma das suas metas, “reprograme-se e suba a barra”, diz. “Na medida em que tiver uma ambição alta, de excelência, você sempre pode evoluir”.

Fonte: Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.