x

Falta de contabilistas preocupa Ministério das Finanças de Angola

Oportunidade: Angola possui apenas cerca de 4800 contabilistas para um horizonte de 160 mil empresas.

18/02/2014 10:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Falta de contabilistas preocupa Ministério das Finanças de Angola

O empresário e contabilista, Rui Santos, afirma que a falta de contabilistas dificulta a apresentação de contas por parte das empresas. Segundo o mesmo, Angola possui apenas cerca de 4800 contabilistas para um horizonte de 160 mil empresas.

“Temos 4800 contabilistas, para um horizonte de 160 mil empresas, embora esta informação ainda deverá ser confirmada. Não há contabilistas no mercado, não há condições de apresentar contas, ao abrigo do novo Código de Imposto Industrial que prevê que, qualquer empresa com mais de 30 milhões de Kwanzas de faturamento anual tem de ter contabilidade organizada”, referiu.

Já o Economista Lopes Paulo, defende que a solução passa por uma parceria entre a Direção Nacional dos Impostos e as Universidades.
“Se existisse uma parceria entre a Direção Nacional dos Impostos, que é o principal interessado que as empresas tenham contabilidade em dia, com as Universidades versus empresa, provavelmente, se pudesse otimizar isso. A grande falha, talvez esteja no sistema de formação dos próprios contabilistas”, afirmou.

A Diretora nacional dos impostos do Ministério das Finanças, Alice Neves, admite a carência de contabilistas do mercado nacional.
“Realmente a questão dos contabilistas é crítica e o Ministério das Finanças está preocupado com isso. Claramente a Direção Nacional dos Impostos, pode colaborar para trabalhar no sentido de dinamizar o crescimento desta massa produtora”, disse.

E o diretor geral adjunto do Instituto Superior Técnico de Angola, ISTA, Joaquim Silva referiu que a sua Instituição formou durante os 6 anos de existência 153 Contabilistas licenciados.

“Neste momento nós temos abertas 450 vagas para novos estudante de Contabilidade e Administração e no curso de Contabilidade termos duas opções, Administração Pública e Auditoria e Administração e Controle Financeiro”, disse.

Fonte: Canal A (Angola)

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.