Alcançar elevado padrão de qualidade na prestação de produtos e serviços é uma conquista almejada por todo empresário de visão. Adequar o perfil das entidades exigidas pelas certificadoras de normas de qualidade requer empenho de toda equipe de trabalho, uma vez que manter o padrão qualitativo é uma responsabilidade ainda maior.
Marcelo Cardoso, consultor e coaching da RM1, explica que muitas empresas estão conscientes dessa responsabilidade e por isso recorrem às consultorias especializadas para implantar um sistema de seleção de profissionais pelo modelo de competência.
Para o consultor, antes de qualquer coisa é preciso definir o perfil do profissional adequado para atuar nos respectivos cargos que a empresa necessita para depois definir as competências essenciais que são analisadas no processo de seleção. Nesta oportunidade, são verificados com os candidatos, quais são as competências encontradas e quais teriam que ser desenvolvidas durante a realização do trabalho.
Geralmente uma competência considerada essencial no mercado de trabalho é a disposição para a evolução contínua, pois o ideal seria trabalhar com pessoas que são qualificadas, porém abertas para absorver novos conhecimentos, pois não adianta ter só um bom currículo, como também é importante avaliar as experiências, o poder de iniciativa, a criatividade e a elaboração de propostas conceituais dos candidatos.
“O mundo atual está muito rápido, as transformações são constantes, o acesso à informação é imensurável, porém é necessário transformá-la em conhecimento e quem não mostrar flexibilidade para o novo, pode ter dificuldades na carreira”, explica o consultor e coaching.
Marcelo diz que outra necessidade nas empresas são os treinamentos, que têm o objetivo de preparar os profissionais para atuarem de forma consciente e integrada aos princípios filosóficos das corporações, destacando os benefícios que elas oferecem através de ações motivacionais, sensibilizando-os para as necessidades do desenvolvimento global dos colaboradores e assim beneficiar os clientes.
Fonte: Administradores