x

20% dos funcionários culpam smartphones por não se desligarem do trabalho

Para alguns profissionais brasileiros, dispositivos diminuem a concentração e os impedem de cumprir tarefas.

13/03/2014 04:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
20% dos funcionários culpam smartphones por não se desligarem do trabalho

Uma pesquisa realizada pela empresa Trabalhando.com mostra que 47% dos profissionais usam seus smartphones para atividades relacionadas ao trabalho.

Divulgado na terça-feira (11), o levantamento foi realizado com 400 profissionais de diversas áreas . Entre os entrevistados, 15% têm entre 16 e 24 anos, 22% têm entre 24 e 30 anos, 28% têm entre 30 e 40 anos e 35% tem mais de 40 anos.

Dos respondentes, 30% não acreditam que os dispositivos afetem a vida do funcionário, 27% acham que os celulares diminui a concentração para cumprir tarefas, 24% afirmam que os smartphones facilitaram a comunicação com os demais colegas, mas que isso tem aumentado a ansiedade e a pressão no trabalho, enquanto 19% afirmam que por conta desses celulares tem sido difícil se desligar do trabalho.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Caio Infante, fazer algumas pausas para aliviar a tensão é totalmente válido. "Usar o celular em algumas ocasiões para checar o whatsapp ou o e-mail pessoal é normal, mas não pode ser uma distração total do trabalho." 

Já sobre os chefes e funcionários que utilizam os aplicativos do celular para manter contato fora do trabalho, Infante afirma que pode ser perigoso. "O ideal é que exista um acordo prévio, sobre em quais situações pode se falar sobre trabalho. Quando um estiver de folga ou de férias, se desligar do trabalho é um direito que todos devem ter", finaliza.

Com a popularização dos smartphones, o comportamento dos profissionais mudou em vários aspectos: por um lado tem sido uma distração e atrapalha nas tarefas, por outro facilita a comunicação entre os funcionários dentro e fora do escritório. 

Para alguns especialistas ainda é muito complicado dizer se essa nova ferramenta favorece ou atrapalha no desempenho do trabalho, de acordo com a empresa.

Fonte: IDG Now!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.