x

Governador reúne 40 empresários para formar Programa Paulista de Competitividade

SÃO PAULO - Secretários de Estado, presidentes de empresas, associações e sindicatos reúnem-se para discutir 27 propostas para alavancar a economia paulista

26/03/2014 08:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governador reúne 40 empresários para formar Programa Paulista de Competitividade

SÃO PAULO - Os presidentes das principais empresas e associações industriais e comerciais do Estado de São Paulo reuniram-se nesta terça-feira, 25 de março, com o governador Geraldo Alckmin e representantes do setor público para discutir 27 propostas que, após consolidadas, formarão o Programa Paulista de Competitividade - Compete São Paulo. O programa será um conjunto de ações a serem implantadas pelo governo estadual para alavancar a economia e atrair mais investimentos.

"O Estado não cria empregos, cria condições para que o empreendedor crie novas vagas de trabalho, inove e contribua para o crescimento da economia. E é isso que estamos fazendo", disse Alckmin durante o encontro, que marcou a posse dos 40 conselheiros da iniciativa privada, no Palácio dos Bandeirantes. O governador também listou as ações que já estão sendo feitas pelo Estado para alavancar a competitividade, como a criação do Via Rápida Empresa, o Sistema Paulista de Inovação, o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, entre outros.

As propostas discutidas nesta terça foram sugeridas durante as reuniões das seis câmaras temáticas do Conselho Paulista de Competitividade, realizadas ao longo de 2013. Presidido pelo governador e criado em março de 2013, o órgão reúne como conselheiros 40 representantes da sociedade civil e oito dirigentes de instituições públicas estaduais. Confira quem são eles ao final do texto.

"É muito bom saber que as ideias que discutimos em 2013 já estão no papel e prontas para serem encaminhadas. Já temos uma boa parceria com a Investe SP, que tem nos apoiado em nossos projetos no Estado de São Paulo, e acreditamos muito nessa parceria entre o governo e o setor privado", disse a vice-presidente da General Eletric (GE) na América Latina, Adriana Machado.

Durante os encontros das câmaras temáticas, que reuniram 447 participantes de 78 instituições públicas e privadas, foram consolidadas 123 sugestões de ações de políticas públicas para serem realizadas por diversas estruturas de Governo. Elas foram condensadas em 27 propostas (confira o objetivo de cada uma delas ao final do texto).

"Os setores público e privado precisam trabalhar de maneira alinhada. O Conselho tem o papel de unir esses esforços para trabalhar em uma pauta que seja positiva para as empresas, o governo e a população. Não só com ideias e sugestões, mas com propostas concretas, pragmáticas e organizadas", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, que também é vice-presidente do Conselho.

Após a reunião desta terça-feira, os conselheiros terão 30 dias para enviar sugestões de alterações nas propostas à Investe  São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, vinculada à SDECTI, que realiza a secretaria executiva da entidade. Essas alterações serão compiladas dentro de mais 60 dias para que sejam apresentadas na próxima reunião do Conselho.

O resultado final do novo encontro será a consolidação não só do Compete São Paulo, mas também da Carta Paulista - que será um documento a ser enviado para a presidente da República com sugestões de ações para resolver os gargalos existentes no Estado.

"As reuniões que fizemos nas câmaras suscitaram debates riquíssimos. Tivemos a participação de presidentes de empresas e associações de classe, representantes das secretarias estaduais, pesquisadores de universidades, professores e formadores de opinião dos mais diversos setores da economia paulista. O resultado dessa equação foram ideias que vão nos ajudar a solucionar gargalos e entraves à competitividade no Estado e consequentemente do País", comenta o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Ciência e tecnologia - a reunião dos membros do Conselho Paulista de Competitividade dividiu espaço no Palácio dos Bandeirantes com o encontro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Também presidida pelo governador, a entidade é responsável por definir as diretrizes da política científica e tecnológica do Estado.

Foram discutidos na reunião o plano diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e o modelo de gestão do Parque Tecnológico do Jaguaré.

Fonte: DCI

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.