x

Quando trabalhar é divertido

No dia primeiro de abril comemora-se, pelo 18º ano consecutivo em todo o mundo, o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, que tem como objetivo conscientizar que o trabalho, para ter valor, não tem de ser sofrido que pode ser descontraído.

01/04/2014 04:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quando trabalhar é divertido

No dia primeiro de abril comemora-se, pelo 18º ano consecutivo em todo o mundo, o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, que tem como objetivo conscientizar que o trabalho, para ter valor, não tem de ser sofrido que pode ser descontraído.


Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos. No Brasil, a gente precisa seguir e continuar a propagar a necessidade da gestão do humor no ambiente corporativo, por isso criei um método com dicas práticas para tornar o trabalho mais leve e descontraído, sem perder o foco no respeito e na produtividade. Proponho, inclusive, que se tenha a colaboração de um novo profissional: o Gestor ou Consultor de Humor. Este é o meu desafio, minha missão de vida: tornar o local de trabalho, onde passamos 1/3 do dia (no mínimo!), mais humano e alegre, inserindo de maneira responsável a diversão produtiva, integrando-a na estratégia de Recursos Humanos, conscientizando os líderes e colaboradores sobre os seus benefícios e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das oportunidades de descontração, independentemente do cenário econômico.

Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou torná-las comediantes, mas apenas fazer com que sejam mais receptivas e que enviem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente, assim como bom humor não é sinônimo de extroversão e timidez não tem nada a ver com mau humor. Por isso, um dos grandes desafios é perceber a hora e medida certas da diversão para não nos tornarmos pessoas chatas ou gerarmos situações de assédio moral. É tudo questão de bom senso! E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada como um diferencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas. A Gestão do Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo TI, bancos, aviação, telemarketing, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria etc.

Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos.

O importante é que nenhuma atividade empresarial fique de fora e possa ser capaz de conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar. Confira alguns dos benefícios da diversão e descontração responsáveis, estimulados pelo bom humor no ambiente de trabalho:

• alivia o estresse

• melhora a comunicação e retenção do que está sendo dito

• ameniza conflitos e cria empatia

• facilita o trabalho em equipe e a colaboração

• descontrai reuniões, tornando-as mais criativas

• aumenta as vendas e melhora a relação com o cliente

• estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

• reduz o absentismo

• incentiva a produtividade e faz crescer os lucros

• pode ser uma excelente ferramenta para descontrair o clima interno da empresa.

• fortalece o relacionamento entre chefe e subordinado, inclusive com clientes e fornecedores

Por Marcelo Pinto,

Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.