RIO — Se você não pretendia incluir no currículo as chamadas “soft skills”, aquelas habilidade relacionadas a aspectos da sua personalidade, pode voltar atrás. A maioria dos empregadores (cerca de 77%) acredita que tais características são tão importantes quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho, e que são mais facilmente mensuráveis. É o que revela pesquisa do site de recrutamento americano CareerBuilder, que analisou a resposta de 2.138 gestores e profissionais de recursos humanos nos Estados Unidos. Os dados mostram ainda que, para 16% dos entrevistados, as “soft skills” são até mais importantes que a capacidade técnica na hora de se fazer a avaliação de um candidato para uma determinada vaga.
De acordo com a vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder, Rosemary Haefner, quando as empresas avaliam os candidatos, buscam o que classificou de o melhor de dois mundos: alguém que não só é proficiente em uma função específica, mas também tem a personalidade certa.
“Em paralelo às responsabilidades, é importante salientar as ‘soft skills’ que deem aos empregadores uma ideia de quão rapidamente você pode se adaptar e resolver problemas. O quanto é confiável para entregar o que promete e quão efetivamente pode liderar e motivar os outros”, completa a executiva.
Rosemary, no entanto, alerta que não basta o candidato apresentar suas “soft skills” no contato com o empregador, mas dar exemplos que as comprovem, tornando o intangível em tangível:
“Se afirmou que sabe trabalhar em equipe, comprove, citando um exemplo de situação de grande pressão em que conseguiram contornar o problema”.
O site americano, com base nas respostas dos participantes da pesquisa, listou as dez “soft skills” que as companhias mais buscam nos profissionais:
1) Candidato tem fortes princípios éticos no trabalho: 73%
2) Candidato é de confiança: 73%
3) Candidato tem atitude positiva: 72%
4) Candidato é motivado: 66%
5) Candidato é focado no trabalho em equipe: 60%
6) Candidato é organizado e pode gerenciar múltiplas prioridades: 57%
7) Candidato trabalha bem sob pressão: 57%
8) Candidato é um comunicador efetivo: 56%
9) Candidato é flexível: 51%
10) Candidato é confiante e seguro de si: 46%