x

O uso do humor nas organizações

Os psicólogos, sociólogos, filósofos, economistas, antropólogos e administradores, dentre estudiosos de várias áreas do conhecimento têm se empenhado em encontrar uma teoria abrangente para o humor e o riso

23/04/2014 04:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O uso do humor nas organizações

Neste início de século, a competitividade continua afetando as organizações, tornando o ambiente de trabalho mais estressante. Esse fator levou as organizações a enfatizar a necessidade de inovação e criatividade; e assim, exigindo mais dos trabalhadores. Portanto, é um desafio para os gestores manterem ou criarem sistemas sociais saudáveis dentro das empresas. Com o intuito de contribuir para a eficiência da gestão administrativa de pessoal, sugere-se o humor como um aliado dos gestores.

Quando se fala de humor, todos parecem saber do que se trata, entretanto, o humor é um fenômeno complexo e composto por muitas facetas e estilos, pois não há uma teoria geral do humor ou mesmo uma definição com a qual todos concordem. Os psicólogos, sociólogos, filósofos, economistas, antropólogos e administradores, dentre estudiosos de várias áreas do conhecimento têm se empenhado em encontrar uma teoria abrangente para o humor e o riso.

A partir de uma pesquisa ampla encontrei uma conceituação bastante completa e ampla, da professora americana Cooper. Ela conceitua o humor: “Como qualquer caso, compartilhado por um agente com o outro agente (alvo), onde pretende-se ser divertido para o alvo e o alvo percebe como um ato intencional”. Essa definição é adequada porque a) concentra-se sobre o uso intencional de humor; b) o humor pode não ter sido, originalmente, produzido por um indivíduo, mas é compartilhado pelo indivíduo; c) abrange todos os tipos e formas de humor (por exemplo, o sarcasmo, os trocadilhos, as imagens visuais); e d) especifica um entendimento do público quanto à intenção dos estímulos, mas não o efeito (ou seja, a fonte pode encontrar uma piada) humorístico.

O humor tem por objetivo primeiro divertir, mas também realiza diversas outras funções. A literatura sobre humor destaca alguns temas relevantes para o campo da gestão, quais sejam: Coesão do grupo, Estresse, Comunicação, Criatividade, Cultura organizacional e Liderança. No entanto, para que o humor traga benefícios para uma organização, faz-se necessário utilizar o estilo de humor mais adequado para atingir esses resultados. Assim, é preciso que o gestor adapte as mensagens humorísticas para que haja possibilidade de produzir os resultados organizacionais desejados.

Por conseguinte, para que as organizações se beneficiem do humor, é preciso que seja engraçado para todos os participantes, ou seja, que haja um entendimento compartilhado. Assim, o humor apresenta uma natureza organizacional significativa, uma vez que aproxima as pessoas por meio dos entendimentos compartilhados e quebras as barreiras sociais.


Por Raphaela Reis

Fonte: Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.