Na vida profissional não é diferente. Provavelmente, você já fez planos para conseguir determinada vaga de emprego que almejava, fez o possível para conquistar um cargo e continuou se esforçando para alcançar as competências requeridas e necessárias para crescer e se desenvolver profissionalmente. Para obter os resultados que deseja, é importante saber por onde começar.
Existe uma filosofia que se tornou muito conhecida nos últimos anos no mundo corporativo que é a C.H.A. Esse ideograma significa: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Essa é uma maneira eficaz de fazer uma autoavalição e mensurar sua competência como profissional.
Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta:
O conhecimento é o saber. O profissional deve dominar os assuntos pertinentes à empresa e procurar sempre manter-se informado.
A habilidade é o saber fazer. A habilidade depende da prática e do conhecimento. O profissional deve produzir resultados com o conhecimento que possui.
A atitude está ligada a ação. Não adianta ter apenas conhecimento e habilidade. A atitude é o querer fazer, é a disposição do profissional. Bons profissionais não esperam ser mandados, eles fazem.
O diferencial dessa visão é que antes o profissional que tinha o conhecimento era considerado alguém preparado para o mercado e com atributos que muitas vezes não haviam sido adquiridos, como a habilidade e a atitude. Porém, hoje a realidade não é essa, o mercado é dinâmico e os profissionais também devem ser.
Portanto, se você quer ser um profissional “completo”, aprenda e invista no C.H.A. Tenha em mente que o conhecimento é o primeiro passo para alcançar o sucesso, mas lembre-se sempre de investir também no aprimoramento de suas habilidades, e de tomar atitudes assertivas para produzir o resultado desejado.
Fonte: Terra