Ainda estamos no primeiro semestre de 2014 e para que esse ano realmente seja diferente profissionalmente para as pessoas, mudanças de atitudes são necessárias, principalmente em busca de otimizar o tempo no trabalho. Pensando nisso, Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, listou sete passos para melhorar a sua produtividade e crescer na carreira. Confira!
Liberte-se de elementos eletrônicos que tirem o foco do trabalho - chats, redes sociais, skype, messenger, notícias… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado.
Faça uma lista de todas as tarefas do dia - Ordene suas realizações estabelecendo uma sequência. Querer fazer tudo ao mesmo tempo faz com que nenhuma ação seja realizada com empenho.
Não se comprometa com mais do que suporta - Muitos profissionais acumulam várias obrigações com o objetivo de parecerem mais produtivos. Porém nem sempre isso funciona. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso, assim, tenha foco nas suas responsabilidades.
Evite levar problemas pessoais para empresa - O que acontece fora do ambiente corporativo deve permanecer distante dos seus pensamentos durante o trabalho. Lembre-se que a falta de concentração na tarefa pode levar a erros.
Motive-se e faça sempre o melhor - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação. Independente da situação, busque realizar as obrigações com dedicação.
Nada de procrastinar - Escolhas adiadas, prazos perdidos e, no fim, decisões sendo levianas ou inadequadas, acarretando perdas financeiras e outros prejuízos. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
Descanso fundamental - Você não deve viver 24 horas do dia em função do trabalho. Tenha tempo para aproveitar família, amigos e fazer suas atividades preferidas. Para nada fugir do controle, basta programar os compromissos na agenda (isso também vale para as tarefas pessoais).
Fonte: Terra