x

O momento certo de empreender

Muitas pessoas querem empreender o negócio próprio um dia na vida. Decidir quando esse dia vai se tornar realidade pode ser um grande dilema caso o candidato a empreendedor não entenda os prós e contras de empreender cedo ou mais tarde.

28/04/2014 10:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O momento certo de empreender

Muitas pessoas querem empreender o negócio próprio um dia na vida. Decidir quando esse dia vai se tornar realidade pode ser um grande dilema caso o candidato a empreendedor não entenda os prós e contras de empreender cedo ou mais tarde.

A diferença entre empreender cedo ou mais tarde na vida não se limita apenas à diferença de idade. Quem empreende muito jovem geralmente tem pouca experiência e praticamente não conhece o que vai encontrar quando estiver à frente do próprio negócio.

Tudo é novidade, desde falar com potenciais clientes a entender o processo de desenvolvimento de produtos. Mas, por outro lado, os mais jovens geralmente estão mais antenados às inovações tecnológicas, por exemplo.

Eles ainda estão mais dispostos a trabalhar horas a fio sem remuneração compatível e, o mais importante, o risco que assumem tem um impacto dirigido à sua própria pessoa e sócios. Se errarem, podem recomeçar de novo e têm uma vida toda pela frente.

Além disso, na maioria das vezes, o jovem não tem família para sustentar, filhos e responsabilidades típicas dos pais ou mães de família. Muitas vezes moram com os pais e não precisam arcar com grandes quantias para o seu sustento.

Isso é a regra, mas naturalmente existem exceções.

Aqueles que empreendem mais tarde já trilharam uma carreira profissional atuando em um determinado setor da economia. Podem ter galgado boas posições como funcionários, sabem o que é receber salário no final do mês e se adaptaram a essa realidade.

Possuem compromissos mensais e sabem que dificilmente poderão se desvencilhar destes compromissos (aluguel, gastos de manutenção da família, escola dos filhos etc.). Os riscos precisam ser medidos de maneira diferente, pois não envolvem apenas a sua pessoa.

Talvez não tenham a disposição dos mais jovens, mas possuem o conhecimento e a experiência que podem acelerar o desenvolvimento da própria empresa.

Por isso que não há idade certa ou errada para começar o próprio negócio, pois sempre haverá prós e contras à decisão de empreender. E você, quando vai colocar sua ideia de negócio em prática? Agora? Daqui a cinco anos? Quando se aposentar?

Fonte: Uol

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.