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CEO dá dicas de como manter os melhores funcionários felizes

Reter talentos é importante para manter espírito original da empresa. CEO de empresa cita flexibilidade, incentivos e maior participação.

06/05/2014 13:43

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CEO dá dicas de como manter os melhores funcionários felizes

Empresas que possuem bons funcionários devem fazer de tudo para mantê-los, mas para isso, são necessárias ações de incentivo, principalmente se o mercado está aquecido e a concorrência está de olho nos melhores profissionais. Em artigo publicado no site de carreiras Business Insider, Ken Lin, CEO e fundador de uma startup de crédito e gestão financeira, dá dicas de como conseguiu manter seu quadro de funcionários praticamente intacto - apenas seis integrantes de sua equipe de 100 pessoas deixaram a empresa nos últimos sete anos.

Lin diz que manter o espírito da empresa pode ser a razão mais importante de deixar os funcionários felizes. "Quando você tem funcionários leais que estão na empresa por um longo tempo, você tem o espírito original que estava lá quando a empresa começou", explica Lin. Veja as três dicas do CEO para reter os funcionários mais valiosos na companhia: 1.

Nunca peça a seus funcionários para que façam algo que você não faria. "Flexibilidade é a chave para o sucesso e para manter os funcionários felizes - especialmente para as pequenas empresas", explica Lin. Ele diz que em sua empresa pequena mas em expansão, todos, incluindo ele próprio, exercem múltiplas tarefas. "Nós fazemos tudo, desde colocar a mesa até preparar os pratos", diz. Lin concorda que o tempo de um CEO é extremamente valioso, mas diz que inspirar e liderar pelo exemplo é uma virtude que não tem preço, uma vez que isso alcança toda a organização. 2. Crie uma cultura forte dentro da empresa.

Como um empregador, você vai querer colocar bastante foco não só na construção da empresa em si, mas na construção da cultura da empresa, na qual os funcionários estarão igualmente empenhados e animados, segundo Lin. "Existem as vantagens básicas que muitas empresas oferecem, mas o que faz uma cultura única é deixá-la crescer organicamente." Por exemplo, Lin diz que de 30 a 40 empregados começaram a tradição de jogar Uno em quase todas as reuniões da empresa. "Mesmo que seja apenas um jogo de cartas bobo, é algo único para a cultura da companhia.

Construir uma cultura é organicamente o que faz as pessoas se sentirem em casa e querer ficar na empresa." 3. Deixe seus funcionários ditarem o que é a empresa. "Meu trabalho não é ditar o que a empresa é. Meu trabalho é capacitar as pessoas para fazerem o seu trabalho", diz Lin. "As pessoas têm os recursos de que precisam - eu ajudo a orientar suas decisões." Para o CEO, ao permitir que seus funcionários realmente ditem o que é a empresa, eles se tornam capazes de contribuir para o objetivo global do negócio. Quando eles sentem que são ouvidos e que são parte da construção de algo, eles se envolvem mais e ficam mais propensos a permanecer na empresa, conclui.

Fonte: G1 GLOBO

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