x

Procon autua empresas que não enviaram declaração anual de quitação de débitos

Empresas que não enviaram declaração anual de quitação de débitos são atuadas pelo Procon.

08/05/2014 08:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Procon autua empresas que não enviaram declaração anual de quitação de débitos

O Procon-SP autuou 24 empresas, de 65 fiscalizadas, durante a Operação Certidão de Quitação. As empresas, com base na Lei 12.007/09, são obrigadas a emitir e a encaminhar ao consumidor declaração de quitação anual de débitos. Os estabelecimentos autuados responderão a processo administrativo, podendo ao final serem multados. As multas variam entre R$ 484,00 e R$ 7.260.000,00.

A declaração deve compreender os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura. Ela deverá ser encaminhada ao consumidor por ocasião do encaminhamento da fatura a vencer no mês de maio do ano seguinte ou no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura.

Ainda de acordo com a Lei, somente terão direito a este documento os consumidores que estiverem em dia com todas as parcelas ou mensalidades do ano anterior e caso algum débito seja objeto de contestação judicial, o direito à declaração de quitação será apenas dos meses não questionados. Se o consumidor não tiver utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, o documento deverá ser referente aos meses em que houve faturamento dos débitos.

Lembrando que o comprovante de quitação pode ser emitido na própria fatura de maio, por isso é importante que o consumidor fique atento e verifique nas contas de água, luz, telefone, TV por assinatura, entre outros; se constam as informações sobre a quitação dos débitos de 2013.

Por Angela Crespo

Fonte: Diário do Comércio - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.