x

Nível de emprego cai 0,73% em abril ante março, segundo Fiesp

A indústria paulista teve um saldo de 9.000 contratações em abril ante março

16/05/2014 10:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Nível de emprego cai 0,73% em abril ante março, segundo Fiesp

O nível de emprego da indústria paulista caiu 0,73% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (15) a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Na mesma base de comparação, na série sem ajuste sazonal, o Índice de Nível de Emprego subiu 0,35%.

Ao comparar abril de 2014 com o mesmo mês do ano passado, o nível de emprego caiu 2,59%. Já no acumulado do ano até abril, foi registrada alta de 1,11% no nível de emprego, com 28.500 contratações.

Em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 9.000 contratações em abril ante março. Na comparação com abril de 2013, no entanto, a entidade registrou 69 mil demissões no mês passado. Dos 22 setores nos quais a Fiesp divide a indústria no Estado, oito contrataram, 11 demitiram e três permanecera estáveis em abril.

A criação de 9.000 empregos na indústria paulista não altera o cenário ruim do emprego para o setor neste ano, na avaliação do diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp, Paulo Francini.

— O setor sucroalcooleiro foi o responsável pela criação de vagas no mês passado ao contratar quase 11 mil empregados. Já a indústria de transformação fechou mais de 1.700 postos, o que reforça a previsão para um cenário ruim do emprego no setor este ano.

Segundo Francini, a situação do emprego na indústria continua ruim, com expectativa de fechamento de 40 mil vagas em 2014.

— O emprego industrial continua patinando. Não podemos nos deixar enganar por um número positivo: o setor de açúcar e álcool normalmente nessa fase do ano contrata, e nesse ano não foi diferente.

O diretor do Depecon ressaltou ainda que em 2014 até as contratações da indústria sucroalcooleira foram menores do que no ano passado.

Somente em abril, as usinas de açúcar e álcool contrataram 10.778 novos funcionários, enquanto a indústria de transformação demitiu 1.778.

— Portanto, o saldo de 9.000 empregos significa que outros setores perderam emprego.

Francini avaliou ainda que por conta da agenda de 2014, com Copa do Mundo e eleições presidenciais, não há a expectativa de que alguma medida expressiva possa ser tomada para incentivar a economia e a indústria.

— Não esperamos grandes novidades e há de ser um ano morno em termos de desempenho da indústria, que deve ter um desempenho medíocre.

Fonte: R7

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.