De acordo com o consultor, há muitas formas de responder a questão corretamente e apenas uma maneira errada, que é com outra pergunta: "O que você quer saber?". “Isso me diz que o candidato não se preparou adequadamente para a entrevista e é suscetível de ser igualmente despreparado para o trabalho. É preciso desenvolver uma boa resposta para a pergunta, praticar e ser capaz de entregá-la com equilíbrio e confiança.”
A resposta certa deve focar no que mais interessa ao entrevistador, com destaque às realizações mais importantes. "O maior erro é pensar que o entrevistador quer saber sobre eles como pessoas”, diz Jane Cranston, coach de carreira de Nova York. “Mas o entrevistador quer saber o que o candidato pode fazer como profissional, se se encaixa no time, o que fez nas posições anteriores e como poderá ajudar na organização."
Nancy Fox, da Fox de Coaching Associates, observa que muitos candidatos, despreparados para a questão, recapitulam sua história de vida. Ela recomenda começar com o emprego mais recente e explicar por que é qualificado para a posição. De acordo com ela, a chave do sucesso é coincidir as qualificações com o que o entrevistador está procurando. "Em outras palavras, você deve vender o que o comprador está comprando."
A coach Melanie Szlucha diz que os gerentes de contratação não querem entrevistar candidatos despreparados, que acabam tendo que ler o currículo na frente deles. É preciso que sejam dadas informações para que o entrevistador possa fazer mais perguntas e, assim, tornar a entrevista interessante.
Segundo Miller, bem respondida, a questão coloca o candidato no “assento do motorista”. E dá oportunidade de vender a si mesmo, além de permitir que ele defina o tom e o rumo do restante da entrevista, abrindo caminho para responder às perguntas que ele mais espera.
Destaque as realizações mais importantes
Greg Maka aconselha os candidatos a emprego a contar uma história memorável sobre seus atributos. "Por exemplo, se você disser a um entrevistador que as pessoas descrevem-no como tenaz, uma breve história que mostre como você tem sido tenaz em alcançar seus objetivos é interessante. Histórias são poderosas e são o que as pessoas se lembram mais", diz ele.
Seja breve
Maureen Anderson, apresentador do programa de rádio "A Clínica da Carreira", diz que é importante dar uma resposta curta. "O empregador quer saber um pouco sobre você para começar, não a história da vida inteira. Apenas ofereça até duas ou três coisas interessantes e úteis. Deve-se levar cerca de um minuto para responder a essa pergunta."
Anderson aconselha a escrever a resposta antes da entrevista, praticá-la e ensaiá-la até que soe natural. Então praticá-la um pouco mais. “O objetivo é dizer ao empregador o suficiente para despertar o seu interesse, não tanto que ele se pergunte se um dia irá querer calar sua boca durante uma pausa para o café no escritório", brinca.
Fonte: G1