x

Aprenda a cobrar um cliente

Muitos empresários e autônomos ainda acreditam que a violência é a solução para cobrar um dívida, aprenda que existe soluções muito mais inteligentes.

20/05/2014 08:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aprenda a cobrar um cliente

Me surpreende o amadorismo dos autônomos e empresários de primeira viagem, que acreditam que podem resolver seus problemas na força bruta, literalmente, fazendo ameaças, cobranças agressivas e outras coisas sem pensar. Quando você se torna um profissional, descobre que existem diversas maneiras legais (lei) de receber o pagamento de um serviço ou produto. Vou citar algumas das técnicas que uso ou que já usaram em mim.

1 - Quando o cheque não tiver fundos, não tem problema, ligue no seu cliente e peça para pagar, se ele não pagar, deposite novamente o cheque, se voltar mais uma vez, ligue de novo, se voltar, deposite pela terceira vez e o cliente será obrigado a pagar, pois terá eu CPF suspenso por tempo indeterminado até quitar a dívida.

2 - Faça um contrato de prestação de serviços com o cliente. Depois crie boletos com protesto no cartório, ou seja, se o cliente não pagar em dia, irá receber uma multa e terá que ir até o cartório pagar. Além de ter algumas restrições em seu nome até quitar a dívida.

3 - Se tudo deu errado, simplesmente vá até os Juizados Especias da sua região e entre contra um processo contra o cliente, lembre que quem é processado que precisa provar que está correto. Serviço ágil e útil. Observação, os Juizados Especiais tem um limite de cobrança.

4 - Se o processo for de um valor maior do que o permitido no Juizados Especiais, contrate um advogado. Na minha experiência, posso dizer que o barato sai caro quando o quesito é advocacia, por isso contrate um especialista e pague por isso. Bons advogados resolvem o seu problema em tempo recorde. Acredite, um advogado é um excelente investimento.

Estão aí algumas dicas para você não se prejudicar, isso mesmo, ao usar uma alternativa que não seja a lei, você corre um grande risco de não receber o seu pagamento e ainda ir para a cadeia. Não seja amador, a justiça foi criada para evitar a violência, para que qualquer situação seja resolvida diante de um juiz.

Por: Roberto Pantoja

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.