x

Comunicação: competência necessária para qualquer função

A boa comunicação deixou de ser pré-requisito básico e passou a uma competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira

23/05/2014 08:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comunicação: competência necessária para qualquer função

Se há alguns anos, comunicar-se bem era requisito importante para algumas funções, atualmente, a comunicação é necessária em todas as funções e fundamental, em alguns casos. Já houve um tempo quando o colaborador bom era aquele que nem parava para um café. Como um robô, entrava e saía da empresa, mal cumprimentava os pares, superiores ou subordinados, cumprindo apenas uma rotina engessada.
 
A boa comunicação deixou de ser pré-requisito básico e passou a uma competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira. Hoje a realidade é que não há trabalho sem interação e para o sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar.
 
Em tempos de negócios altamente dinâmicos, competitivos e vorazes, o colaborador que possui essa competência é muito mais valioso para a empresa. Assim, se alguém deseja galgar posições, conquistar respeito e alcançar resultados, precisa, antes de tudo, saber se comunicar.
 
Aquele que apesar de desempenhar um ótimo trabalho, seja com números, relatórios ou planilhas, não souber se relacionar, comunicando-se, diariamente com o capital humano da organização, não se destacará. Não adianta ter uma boa ideia, um ótimo produto e resultados animadores, se você não souber falar sobre ele, se não souber convencer e motivar o time.
 
Na mais moderna concepção de ambiente corporativo é muito difícil um profissional que atua sem equipe. E ainda que ele seja o único em um departamento ou desenvolvendo aquela função, terá de reportar-se a outros, relacionar-se com outros grupos ou setores.
Mas, longe de falar muito ou discursar em público, a comunicação envolve a transmissão e compreensão de algo, de forma clara e objetiva, sem prolixidade e complexidade. Por isso, a competência pode ser um dom nato ou uma qualidade a ser aprimorada com treinamento e qualificação.
 
Há cursos e empresas aptas a treinar o profissional, mas a melhor técnica para desenvolver a habilidade é prática. É preciso identificar a necessidade de aprimoramento e enfrentar a situação. Comece o mais rápido possível, não será fácil no início, mas treine incessantemente e a evolução será gradativa e perceptível.
 
Algumas dicas são fundamentais:
 
Tenha em mente o que você quer e deixe isso claro para a pessoa;
Tenha amplo domínio do assunto;
Crie uma linha de raciocínio com início, meio e fim;
Não seja prolixo, mas assertivo;
Perca a timidez e enfrente a situação;

Viviane Gonzalez

Fonte: Panorama de Negócios

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.