x

Maioria das pequenas empresas aumenta faturamento ao fornecer para grandes

Tornar-se fornecedor de produtos ou serviços para grandes empresas possibilitou que seis a cada dez pequenos negócios elevassem o faturamento (65,8%).

28/05/2014 10:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Maioria das pequenas empresas aumenta faturamento ao fornecer para grandes

A média de aumento da receita bruta foi de 34%, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às MIcro e Pequenas Empresas).

Ao todo, foram ouvidas 1.800 pequenas empresas, cujo faturamento anual é de até R$ 3,6 milhões. Outros 22,3% dos pequenos negócios responderam que o faturamento se manteve estável, enquanto em 5% delas houve queda na receita. O restante (6,9%) não soube avaliar.

Em relação à lucratividade, 48,1% das pequenas empresas tiveram aumento médio de 26% nesse quesito. No entanto, para 32,2% dos negócios o lucro se manteve no mesmo patamar e para 4,2% houve queda. Os empresários que não souberam responder somam 6,6%.

A produtividade aumentou para 58,2% das pequenas empresas. Para 32,2% não houve alteração e para 4,2% houve redução. Não souberam avaliar 5,4% dos empresários.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, há várias oportunidades de negócios envolvendo parcerias entre pequenas e grandes empresas, desde uma pequena indústria, que passa a fornecer peças e componentes para a produção de uma siderúrgica, até um salão de beleza, que torna-se distribuidor autorizado de produtos de uma marca mundial.

"As grandes companhias têm vários requisitos de qualidade, prazos, capacidade de produção etc. Nosso trabalho é adequar os pequenos para isso e, dessa forma, eles se tornam mais competitivos e ganham mercado. É um círculo virtuoso para toda a economia", diz Barretto.

Fonte: Uol

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.