x

A profissionalização das atividades no Terceiro Setor

Especialistas de todo o País se reúnem no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo para falar sobre a Lei nº 12.868/2013

30/05/2014 09:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A profissionalização das atividades no Terceiro Setor

Hoje (30), especialistas de todo o País estarão reunidos na sede do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) para o fórum “Uma Discussão sobre a Nova Realidade do Terceiro Setor”. O segmento vive uma nova era que é a da profissionalização.

 Especialistas no segmento e representantes de importantes entidades contábeis e órgãos como o CRC SP, Ministério Público do Estado de São Paulo, FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade), Receita Federal do Brasil e Escola Aberta do Terceiro Setor discutirão as atividades que sustentam o trabalho das entidades - voluntariado, profissionalização, remuneração, prestação de contas e Auditoria - e as mudanças trazidas pela Lei nº 12.868/2013, que dispõe sobre as regras jurídicas para Cebas (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social) nas áreas de assistência social propriamente dita, assistência social na área da saúde e assistência na área da educação.

A Lei nº 12.868/2013 altera aspectos tributários, dentre eles a possibilidade de remuneração de dirigentes estatutários que atuam nas entidades.

Outro assunto importante abordado pelo Fórum será o novo Decreto nº 8.242, publicado no Diário Oficial do Brasil em 26 de maio de 2014, que dispõe sobre o processo de Cebas (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social) e sobre os procedimentos de isenção das contribuições para a seguridade social.

Programação:

Tema: Lei nº 12.868/13- remuneração de dirigentes estatutários

Mediador: Gildo Freire de Araujo, vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP.

• Constitucionalidade da Lei 
• Imunidade tributária 
• Práticas voluntárias nas organizações da sociedade civil

Palestrante: Dr. Airton Graziolli, membro do Ministério Público do Estado de São Paulo há mais de 20 anos e desde 2003 está à frente da Promotoria de Justiça especializada em fundações.

 Tema: Responsabilidade Social e Auditoria no Terceiro Setor


• Responsabilidade Social e Ambiental 
• Empreendedorismo Social 
• Marketing Social 
• Projetos Sociais 
• Relatórios Sociais 
• Balanço Socioambiental

Palestrante: Juarez Domingues Carneiro, presidente da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade), consultor em Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica da Qualidade, Responsabilidade Social e Balanço Social.

Palestrante: José Antonio de França, Profissional da Contabilidade e autor doCaderno de Procedimentos Aplicáveis à Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor.

Tema: Controle Social pela Sociedade Civil

Mediadora: Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi

Palestrante: Marcio Minoru Garcia Takeuchi, presidente do Observatório Social de Ribeirão Preto.

Palestrante: Plinio Bernardi Junior, presidente do Observatório Social de Itú

Tema: Alteração da Lei de Cebas – Lei nº 12.868/2013

Mediador: José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP.

Palestrante: Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo).

Palestrante: Edeno Teodoro Tostes, coordenador da Câmara do Terceiro Setor do Sescon-SP.

Palestrante: Marcelo Roberto Monello, coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRC SP e Representante do Programa de Voluntariado da Classe Contábil Sistema CFC/CRCs.

Serviço:

Data: 30 de maio de 2014.

Horário: das 9h às 18h.

Local: sede do CRC SP.

Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 - Higienópolis.

Inscrições - www.crcsp.org.br. Podem participar profissionais da área contábil e de outros segmentos.

Sobre a Lei de Cebas

A Cebas (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social) é concedida às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que prestam serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação. A entidade certificada, e que atenda aos requisitos do art. 29 da Lei nº12.101/2009, faz jus à isenção do pagamento de contribuições para a seguridade social.

 Sobre o CRC SP

 O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Em seus registros ativos constam mais de 140 mil profissionais e mais de 20 mil empresas de serviços contábeis. Por meio do CRC SP, esses profissionais e empresas contam com um diversificado programa de educação profissional continuada, composto por palestras, seminários e oficinas realizadas na capital e no interior.

No portal do conselho estão disponíveis informações técnicas e notícias sobre o setor, disponibilizadas por diferentes ferramentas de comunicação, como a TV CRC SP. O objetivo do portal é esclarecer e levar conhecimento para profissionais e empresários da área contábil, reforçando a importância da profissão – www.crcsp.org.br / www.facebook.com/crcsp.oficial.

Fonte: CRC-SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.