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Informação é ativo para transformação dos negócios

Investimentos das companhias em soluções de análise de dados devem crescer 25% no Brasil em 2014, projeta executivo da Gartner

03/06/2014 08:04

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Informação é ativo para transformação dos negócios

A informação já é um dos ativos mais importantes dentro das organizações e tem sido essencial para a criação de novos modelos de negócios. Isso por si só já explica a importância da adoção de soluções de Big Data pelas empresas, defende o diretor dos Programas Executivos do Gartner para a América Latina, Antônio Rivas.

Ele faz uma analogia com o petróleo cru, que precisa ser extraído, armazenado e só então transformado em produtos. “O mesmo acontece com os dados, que estão disponíveis em vários formatos, em diversas plataformas e precisam ser estruturados e transformados em informação útil para os negócios”, comenta. Rivas esteve em Porto Alegre recentemente, participando de um seminário promovido pela Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS).

As estimativas apontam que no Brasil os investimentos das empresas em soluções de análise de dados devem crescer 25% em 2014 na comparação com 2013. Do ponto de vista da percepção de que Big Data é importante, o País está no mesmo ponto dos mercados mais evoluídos, comenta o analista. Já na implementação em si, ainda é possível avançar. “Estamos levemente atrás. Porém, a maturidade das empresas brasileiras é alta, especialmente porque precisam cada vez mais competir de igual para igual com mercados globais”, afirma Rivas. 

O gatilho para implementar esse tipo de solução costuma ser quando os gestores percebem que o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) ou de Data Warehouse já não são mais suficientes. “Quando as empresas começam a analisar grandes quantidades de dados e precisam de análises preditivas, simulações e avaliações mais complexas, percebem que precisam dar um passo além”, observa. 

O lado positivo, comenta, é que os provedores desses produtos estão evoluindo na quantidade e na maturidade das ofertas para tratamento de grandes volumes de quantidade de informações. Já os CIOs perceberam que as tecnologias emergentes, como Big Data, devem fazer parte da agenda. Cada vez mais, eles precisam conhecer, dominar e, até mesmo, ser o patrocinador e motivador da aposta no Big Data dentro das suas companhias. “O CIO está percebendo que não é um simples fornecedor de TI e, sim, parte integrante do ciclo de negócios da organização. Temas e conhecimentos como esse, de Big Data, devem fazer parte do dia a dia deles, até como questão de sobrevivência”, observa o analista do Gartner.

Patricia Knebel

Fonte: Jornal do Comércio - RS

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